Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Superação acadêmica
conteúdo

Notícias

Superação acadêmica

Egresso assistido pelo NUAPE sobressai às dificuldades enfrentadas durante a graduação e é aprovado no mestrado da UNICAMP
publicado: 13/08/2018 15h50 última modificação: 11/10/2018 14h24

O NUAPE é um núcleo de acompanhamento psicopedagógico e de assistência estudantil da UTFPR. É responsável pelo Programa Auxílio Estudantil (PAE).

Uma das ações realizadas pelo NUAPE é o acompanhamento dos discentes que recebem o auxílio estudantil, na perspectiva de apoio durante sua vida acadêmica. Em vista disso, casos de sucesso nesta trajetória são motivos de orgulho e de reconhecimento da importância e da relevância deste programa para que discentes cheguem à formação acadêmica.

Assim, um desses casos de superação é a história do aluno Vinícius Franco Vasconcelos ao mostrar como o auxílio estudantil pode promover o apoio para a permanência do discente na instituição.

Segundo os servidores do NUAPE, Vinícius é um discente dedicado, que optou em estudar matemática na UTFPR de Toledo porque soube  antes de realizar a prova do ENEM  da possibilidade de receber o auxílio estudantil. Segundo ele, o PAE foi decisivo para que ele optasse por estudar nesta instituição.

Em entrevista especial, realizada pelas profissionais do departamento, o egresso relatou que ao receber o auxílio estudantil, pôde se dedicar mais tempo aos estudos e não precisou trabalhar durante a sua graduação  conseguiu conciliar o recebimento do auxílio em todos os semestres com outras bolsas  e assim se dedicou integralmente à vida acadêmica e realizou diversas atividades paralelas que os cursos e a universidade oferecem. 

Neste sentido, o discente participou do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI), da Olimpíada Brasileira de Matemática  nível universitário (OBM U)  e do Concurso Universitário de Matemática Galois-Noether. Também cursou disciplinas ofertadas por outros cursos, foi monitor de Análise Matemática 1 e 2 e foi professor do PIC Jr. da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).   

Vinícius terminou sua graduação em matemática em sete semestres e, de acordo com o próprio acadêmico, algumas vezes, por diversos motivos, pensou em desistir da graduação; mas só não o fez porque se considera uma pessoa “teimosa” e porque o auxílio estudantil o apoiou para sua permanência na instituição, tendo em vista que recebeu ininterruptamente o auxílio durante o período acadêmico.  

"Os valores do auxílio não são suficientes para suprir todas as despesas do estudante no decorrer da graduação, porém, na perspectiva do entrevistado, colaboram para a manutenção do estudante durante sua vida universitária", declara a assistente social Leoni Terezinha Wammes.

O discente descreveu como foi sua acolhida no câmpus, feita pela servidora do NUAPE, a assistente social Amália Senger: "o atendimento prestado foi de extrema importância porque foram explicadas as ações e os programas do NUAPE. Também foram realizados os devidos encaminhamentos", declara Vinícius.

Além disso, o egresso ressaltou a importância do atendimento da equipe, visto que todos os profissionais o atenderam e o acompanharam, sendo eles: as assistentes sociais, a pedagoga, o técnico em enfermagem e o psicólogo. Também agradeceu todo o corpo docente do curso de Licenciatura em Matemática, que o ajudaram tanto no âmbito acadêmico quanto no pessoal. 

Após sua trajetória acadêmica, Vinícius foi aprovado no mestrado em Matemática Pura pela UNICAMP e já está com as malas prontas para mais um desafio.

 

Matérias relacionadas: 

http://www.utfpr.edu.br/toledo/estrutura-universitaria/assessorias/ascom/noticias/noticias/licenciatura-em-matematica-8