Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > PESQUISA

PESQUISA

Professores da UTFPR - Campus Toledo publicam artigo em conceituada Revista Internacional, a Environmental Development.
publicado: 21/12/2022 15h31 última modificação: 21/12/2022 15h41
Exibir carrossel de imagens Está é uma imagem de um ensaio chamado carbonatação

Está é uma imagem de um ensaio chamado carbonatação

Os pesquisadores Carlos Eduardo Tino Balestra (Engenharia Civil), Alberto Yoshihiro Nakano (Engenharia Eletrônica) e Ricardo Schneider (Engenharia Química), juntamente com pesquisadores de outras universidades,  publicaram um artigo em uma conceituada Revista Internacional, a Environmental Development (Qualis A1), uma das mais prestigiadas na área de meio ambiente.

O artigo 'Contribution to low-carbon cement studies: Effects of silica fume, fly ash, sugarcane bagasse ash and acai stone ash incorporation in quaternary blended limestone-calcined clay cement concretes' (Contribuição aos estudos com cimentos de baixo carbono: efeitos da incorporação de sílica ativa, cinza volante, cinza do bagaço de cana e cinza do caroço do açaí em misturas quaternárias de concretos de filer e argila calcinada) foi publicado no volume 45, dessa Revista Internacional.

A pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de cimentos, com menor impacto ambiental, utilizando resíduos de diferentes atividades industriais, visando atender as futuras demandas mundiais por cimento.

Para o Dr. Carlos Balestra, "esse trabalho foi motivado a partir da constatação de que a indústria de cimento é responsável por emitir até 10% de todo o CO2 do mundo; fato, o qual contribuí para o aquecimento global, conforme a literatura. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo principal: buscar o desenvolvimento de materiais de menor impacto ambiental. É importante destacar que esse propósito de estudo pertence a uma das linhas de pesquisa do programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGQB) da UTFPR - Campus Toledo, atualmente, coordenado pelo prof. Ricardo Schneider."

Ainda, para o docente, "foram analisados resíduos desde a agroindústria à resíduos da indústria metalúrgica, e, os resultados obtidos atestaram a possibilidade de obtenção de materiais com menor emissão de CO2 na atmosfera, sob a perspectiva da resistência e da durabilidade do concreto."

Segundo o pesquisador, esse estudo é o resultado de um projeto desenvolvido durante seu estágio de pós-doutorado. Ele também destaca o apoio obtido dos professores Alberto Nakano e Ricardo Schneider para a concretização desse estudo.

Atualmente, o prof. Balestra, juntamente com o prof. Gustavo Savaris (Engenharia Civil) coordenam o grupo de pesquisa de 'Materiais e Estruturas do Campus Toledo (GPMAES)', cujo objetivo é a análise e o desenvolvimento de materiais com aplicação na construção civil. Esse grupo de estudo é direcionado aos alunos da graduação e da pós-graduação.