Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > PESQUISA

PESQUISA

Trabalho de pós-doutorado da Gabrielle e dos alunos do mestrado Iago (PPGBio UTFPR) e Jaqueline (PPGQuim Unioeste) foi publicado no International Journal of Pharmaceuticals.
publicado: 06/09/2023 16h08 última modificação: 06/09/2023 17h10

Trabalho de pós-doutorado da Gabrielle e dos alunos do mestrado Iago (PPGBio UTFPR) e Jaqueline (PPGQuim Unioeste) foi publicado no International Journal of Pharmaceuticals, que é o segundo periódico na categoria "Pharmacy & Pharmacology".

Segundo a pós-doc Gabrielle, "é uma imensa satisfação ver esse trabalho publicado, dado o aumento implacável da resistência antimicrobiana, nosso objetivo é impulsionar o progresso no enfrentamento desse problema global, há uma necessidade clara e urgente de novos produtos para tratar infecções com risco de vida."

Nossa abordagem envolve a descoberta e o desenvolvimento de novos materiais. Essas atividades combinam nossa experiência multidisciplinar em química Inorgânica/materiais, microbiologia e biologia estrutural.

O professor Ricardo Schneider comenta da importância do trabalho onde materiais que normalmente são inertes se mostraram potentes agentes bactericidas: "o diferencial do trabalho está especificamente no uso do vidro como agente, mas também na ausência de metais pesados e/ou nobres normalmente empregados. Assim, foi possível superar a ação de sanitizantes tradicionais como o Álcool em gel com um vidro sem presença de metal pesado, como a prata, amplamente empregada para essa finalidade. Isso torna o material e abordagem únicas na preparação de novos produtos com ação bacteriológica."

Para o professor Cleverson Busso, "o desenvolvimento do material vítreo antimicrobiano abre novas possibilidades de aplicações em várias áreas tais como médica, industrial e até mesmo agronômica. O material teve ótima ação bactericida, matando bactérias problemáticas associadas a infecções hospitalares graves, como é o caso da bactéria Pseudomonas aeruginosa. Além disso, o produto tem mostrado altamente eficiente contra diversas espécies de fungos patogênicos ao homem e a agricultura. Novos estudos estão sendo realizados investigando futuras aplicações."