Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Por que separar o lixo?

Por que separar o lixo?

publicado: 10/09/2018 17h07 última modificação: 10/09/2018 17h08

Por que Separar o lixo?

Pequenas atitudes realizadas diariamente fazem toda diferença quando o assunto é a preservação do meio ambiente. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo ficam cada vez mais evidentes, pois entre outras coisas, aliviam os aterros sanitários e lixões, já que grande parte dos resíduos sólidos gerados podem ser reaproveitados.

A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para milhares de trabalhadores que sobrevivem a partir da coleta de materiais recicláveis.

Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos.

Mais da metade desses resíduos é jogado em aterros ou lixões, sem qualquer tratamento. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No Brasil é pequeno o número de cidades brasileiras que contam com o serviço de coleta seletiva. Quando separamos o lixo adequadamente, estamos dando os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a correta separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

Dica de Sustentabilidade: Vamos realizar um esforço conjunto no Câmpus Toledo da UTFPR para separar os materiais que podem ser reciclados daqueles que não podem ser reaproveitados. No câmpus existem lixeiras diferenciadas (recicláveis/orgânico) nas salas de aula, nos espaços internos e externos que possibilitam reconhecer melhor o coletor adequado para o depósito do resíduo. Peço especial atenção aos usuários do RU para que depositem resíduos como guardanapos usados e outros papéis sujos no coletor do lixo orgânico, já que estes materiais não podem ser reciclados.

“Se todos nós fizermos a nossa parte, nossa universidade será um exemplo instituição sustentável”

Professor Ivan José Coser

Presidente da Comissão do PLS – Câmpus Toledo da UTFPR.