Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Pesquisa

Pesquisa

Professor do curso de Engenharia Eletrônica publica artigo em revista científica com Qualis A1
publicado: 21/11/2017 08h31 última modificação: 01/03/2018 11h09

Eduardo Vinícius Kuhn, professor do curso Engenharia Eletrônica da UTFPR– Câmpus Toledo, teve um artigo intitulado “A novel gain distribution policy based on individual-coefficient convergence for PNLMS-type algorithms” publicado na revista científica Signal Processing da Elsevier. A revista está entre as mais conceituadas do mundo em sua área de pesquisa e possui classificação Qualis A1 (no grupo Engenharias IV), sendo esse o maior grau conferido na avaliação de periódicos conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

“O artigo trata do desenvolvimento de algoritmos adaptativos melhorados utilizados em aplicações de filtragem adaptativa. Atualmente, a filtragem adaptativa tem um papel fundamental no tratamento de sinais em um grande número de aplicações práticas, dentre as quais se destacam o cancelamento de eco, a equalização de canal em sistemas de comunicação, o cancelamento adaptativo de ruído e a conformação de feixe em arranjo de antenas/microfones. Esses filtros adaptativos são sistemas capazes de se autoprojetar ao ambiente no qual estão inseridos, utilizando, para isso, um algoritmo recursivo que modifica sua resposta durante a operação a fim de atender um dado critério de desempenho pré-estabelecido”, explica Eduardo.

De acordo com Eduardo, os resultados da pesquisa são frutos de um trabalho desenvolvido, ao longo dos últimos dois anos, em conjunto com outros três pesquisadores brasileiros da área: Fábio Luiz Perez, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Telecomunicações da Universidade Regional de Blumenau (FURB); Francisco das Chagas de Souza, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e Rui Seara, professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O professor destaca que é motivo de grande satisfação ter um artigo publicado em um veículo de comunicação deste porte, visto a relevância junto à comunidade científica internacional. Além disso, agradece o apoio que vem recebendo dos diferentes setores da Instituição, os quais estão buscando prover condições e estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas no Câmpus.

O artigo completo pode ser acessado aqui.