Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Projeto de Extensão: 'Grupo da Quarta'
conteúdo

Notícias

Projeto de Extensão: 'Grupo da Quarta'

O curso de Licenciatura em Matemática, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, finaliza suas atividades de 2022, já pensando nas ações de 2023.
publicado: 25/11/2022 09h54 última modificação: 25/11/2022 10h21

Na última quarta-feira (23), no auditório 2 da UTFPR - Campus Toledo, foi realizado o último encontro do 'Grupo da Quarta' – projeto de extensão que visa a formação continuada de professores de matemática.

O projeto é coordenado por pesquisadores do 'Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM)', em parceria com o curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR - Campus Toledo e com a Secretaria Municipal de Educação.

Neste ano de 2022, cerca de 60 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram da formação continuada, os quais discutiram a matemática, seu ensino e sua aprendizagem.

Assim, quinzenalmente, às quartas-feiras, esses profissionais se reuniram no campus Toledo para compartilharem suas experiências e desenvolverem projetos na área de matemática – por isso o nome 'Grupo da Quarta'.

A intenção do grupo é de que a formação se constitua de fato 'continuada', tanto que o grupo que iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2021, já tem planos para retorno em março de 2023.

Os professores participantes da formação são os mesmos desde a sua origem, com exceção de cinco professoras de Ouro Verde do Oeste, que integraram o grupo neste ano, fruto de uma nova parceria com a secretaria municipal dessa cidade.

No último encontro de 2022, o professor da UTFPR, Renato Francisco Merli, proferiu uma palestra intitulada:  'Pensamento Computacional, Cultura Digital, Letramento Digital, Cultura Maker, Robótica, IOT: é possível ensinar matemática com tudo isso no Ensino Fundamental - Anos Iniciais?'.

É importante destacar, que, além de seis estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do campus, participantes do projeto, também são responsáveis pelas atividades os professores: Rodolfo Eduardo Vertuan, Aline Keryn Pin, Barbara Winiarski Diesel Novaes e Marcello Antônio Alves Talarico.