Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > REUNIÃO GERAL

REUNIÃO GERAL

Na última terça-feira (7) foi realizada uma reunião com os servidores do campus para a apresentação das ações realizadas em 2022, assim como tratar de planejamentos futuros.
publicado: 09/02/2023 17h28 última modificação: 09/02/2023 18h12

Na última terça-feira (07), no auditório 1, foi realizada uma reunião geral com os servidores do campus para expor as ações ocorridas em 2022, assim como as futuras ações para 2023.

As apresentações foram realizadas pelos respectivos representantes de cada diretoria. Inicialmente, o Diretor Geral, Elder Elisandro Schemberger, deu boas vindas ao encontro, após iniciou sua apresentação dos tópicos da reunião.

Neste encontro foram apresentados os setores e os respectivos profissionais responsáveis, assim como quais são os novos profissionais que chegaram no campus em 2022, vindos pelo processo de remoção. Também comentou sobre o vestibular que acontecerá na UTFPR a partir do segundo semestre, com previsão para junho e novembro de 2023. A proposta do vestibular é atender metade da entrada dos calouros em cada semestre letivo, e a outra metade será atendida pelo SISU, sistema que já ocorre na universidade.

Na sequência, o professor Rodolfo Vertuan falou sobre a 'Usina do Conhecimento', cujas ações de atendimento à comunidade de Toledo e região iniciará, ainda, neste ano de 2023.

Após, o prof. Elder fez um agradecimento especial aos envolvidos com a implantação do Laboratório de Biotecnologia de Microrganismos (LaBIM) na UTFPR - Campus Toledo, o qual, nos anos de 2021 e 2022, realizou um total de 1.606 exames de Covid; contudo, a partir desse ano, o laboratório não fará mais essa tipologia de teste. Ele será usado para pesquisas com bactérias e vírus patogênicos, testes de Dengue e de Klebsiella Pneumoniae, assim como pesquisas de melhoramento genético, bioprospecção de microrganismos, com potencial biotecnológico. Também será usado como laboratório multiusuário para prestação de serviço em diagnóstico de doenças em animais.

Na sequência das apresentações, tem-se a exposição  da prof.ª Jahina Fagundes de Assis Hattori, representando a Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, que tratou das ações ocorridas em sua diretoria no ano passado, como os projetos homologados pelo SiSPeq e bolsas de pesquisa contempladas pelo campus. Também falou quais serão as metas do setor para o ano de 2023.

O Diretor de Administração e Planejamento, Rodrigo José Kirsten, apresentou os gastos efetivos do ano de 2022: orçamento total executado (R$ 6.348.223,85);  sendo custeio de campus (R$ 3.430.518,56); programas institucionais e assistência estudantil (R$ 2.114.010,42); e investimento (R$ 803.694,87). Também apresentou os destaques executados no ano de 2022: substituição do telhado do bloco A; reforma na biblioteca; aquisição de equipamentos laboratoriais; atualização dos equipamentos de informática; switch e servidor de rede, discos para storage; aquisição de monitores para os trabalhos administrativos; aquisição de cadeiras etc. Comentou, ainda, sobre as reformas já executadas no campus, assim como sobre aquelas que estão em andamento e, ainda, sobre aquelas que serão realizadas neste ano de 2023.

O prof. Elder, representando a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias, expôs, por meio de sua apresentação, os números de ações conquistadas em 2022: 15 cooperações técnicas; 2 programas de extensão; 27 projetos de extensão; 1 curso e oficina de extensão; aproximadamente 170 novos estágios; 3 eventos de extensão; 5 empresas pré-incubadas; 1 empresa incubada; 12 visitas gerenciais; 11 bolsas cedidas ao campus; 5 bolsas da reitoria; e 1 PI cotitularidade. Ainda apresentou valores gastos pela diretoria, assim como apresentou manuais e programas de organização interna, criadas pelo setor.

Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação apresentou o planejamento e a prestação de contas do ano passado, destacando as aquisições obtidas para a área de informática do campus Toledo.

Por fim, o prof. Elder falou sobre a reforma do bloco A, a qual acarretará em algumas mudanças temporárias, como o remanejamento da recepção, setores administrativos e coordenações para o Bloco C, e reorganização das aulas para outros blocos do campus etc.

A meta para o bloco C é de montar no auditório 2 um espaço coworking, com mesas e cadeiras compartilhadas, para que os docentes da COELE/COPEQ/COEBB realizem atendimentos e orientações aos estudantes, flexibilizando assim o cumprimento das permanências no campus. Nesse auditório também serão colocados alguns freezers e geladeiras, que precisam permanecer ligados; alguns equipamentos sensíveis e alguns reagentes. Enfim, serão realizadas inúmeras ações, já organizadas e planejadas, para os próximos dias com o propósito de desenvolver um ação conjunta de mudança e de reestruturação para o atendimento da comunidade acadêmica.