Notícias
Servidores da UTFPR – Câmpus Toledo participam de atividades de capacitação sobre sustentabilidade
Servidores do Câmpus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) participaram, na segunda-feira (31), de atividades de capacitação voltadas à elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS).
No período da manhã, a docente Tatiane Dal Bosco compartilhou a experiência do Câmpus Londrina no processo de implantação da Coleta Seletiva Solidária. A iniciativa visa a atender o Decreto Federal nº 5940/2006, que institui a obrigatoriedade da separação dos resíduos e a doação voluntária desse material às cooperativas de reciclagem por parte das instituições públicas.
“O processo de implantação da Coleta Seletiva Solidária não visa apenas atender a uma determinação legal, mas também cumprir sua função na formação de indivíduos sensibilizados e responsáveis do ponto de vista ambiental”, destaca Tatiana.
No período da tarde, a capacitação foi voltada aos membros da Comissão Gestora do PLS do Câmpus Toledo. Além de orientados sobre os aspectos legais e normativos do plano no âmbito federal e do sistema UTFPR, os integrantes promoveram discussões sobre temas pertinentes à sustentabilidade.
Também foram organizados grupos de trabalho, de acordo com os seguintes eixos temáticos: material de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras sustentáveis, divulgação e resíduos químicos.
O Presidente da Comissão Gestora do PLS do Câmpus Toledo, professor Ivan Coser, esclarece que “a equipe está empenhada em elaborar estratégias não apenas para implementar ações pautadas pela sustentabilidade em todos os setores, mas também promover a sensibilização da comunidade acadêmica quanto ao uso consciente dos recursos e a destinação correta de resíduos”.
Plano de Logística Sustentável
O Plano de Logística Sustentável (PLS) foi criado Decreto nº 7.746, de 05 de junho de 2012 e institucionalizado por meio da Instrução Normativa Nº 10, que estabelece as regras para elaboração dos planos.
O PLS é uma ferramenta de planejamento e gestão que permite ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos na Administração Pública. Todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federa direta, autárquica, fundacional e as empresas estatais dependentes devem elaborar seus planos.
Ações