Notícias
Sustentabilidade
No período compreendido entre 18 de outubro a 01 de novembro de 2017, a Comissão Gestora do Planejamento da Gestão de Logística Sustentável do Câmpus Toledo da UTFPR realizou um trabalho de acompanhamento dos resíduos orgânicos/rejeitos e recicláveis gerados nesse intervalo.
Todo o resíduo produzido no Câmpus, reciclável ou não, era levado para um local de armazenamento em que eram separados os sacos de lixo que continham resíduos orgânicos/rejeitos e recicláveis. Além disso, a equipe procurou separar os sacos de lixo com resíduos dos setores da UTFPR e os sacos de lixo com os resíduos do Restaurante Universitário.
Diariamente, com exceção dos finais de semana, membros da comissão do PLS, em parceria com os servidores terceirizados, realizam a contagem e a pesagem dos sacos de lixo. Após a contagem e a pesagem, os sacos de lixo que continham resíduos orgânicos/rejeitos eram encaminhados para os containers para o descarte final, que ocorre a partir do recolhimento realizado por caminhões da empresa que presta esse tipo de serviço ao município de Toledo.
Para os resíduos recicláveis, a metodologia utilizada foi um pouco diferente. Os materiais recicláveis ficavam armazenados por um período de três a quatro dias, de modo que foi possível reunir um quantitativo expressivo desse tipo de material. A equipe realizou por quatro vezes o processo chamado “gravimetria”, que consiste na quantificação, pesagem e separação dos diversos tipos de materiais recicláveis.
Durante o período estabelecido, a equipe analisou praticamente 100% dos resíduos sólidos gerados no câmpus. O Presidente da Comissão de Gestão do Planejamento da Logística Sustentável – Câmpus Toledo UTFPR, professor Ivan Coser, destaca que o desenvolvimento desta atividade evidenciou muitos pontos de atenção, como por exemplo, “a falta de cuidado dos usuários para colocação correta dos resíduos nas lixeiras coletoras, a mudança de atitudes dos usuários do RU e a necessidade de um processo contínuo de sensibilização e conscientização de todos os servidores e comunidade acadêmica do câmpus”.
A partir dos dados obtidos com a atividade e do levantamento de informações realizado pelos diversos membros da Comissão Gestora do Planejamento de Logística Sustentável do Câmpus Toledo da UTFPR, será elaborado, até o final desse mês de novembro, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, conforme solicitação da Comissão Central do PLS vinculada a Reitoria da UTFPR.
Para 2018, estão previstas várias ações da Comissão do PLS no Câmpus Toledo da UTFPR, entre elas, a realização da gravimetria que ocorrerá em dois momentos a serem definidos ao longo do ano.
Atualizado em 13/11/2017