Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > V ENCITEC

V ENCITEC

A semana acadêmica reuniu aproximadamente 170 participantes
publicado: 08/10/2018 16h43 última modificação: 09/10/2018 10h14

A Semana Acadêmica do curso de Processos Químicos da UTFPR - Câmpus Toledo e do curso de Química da Unioeste (Bacharelado e Licenciatura), que ocorreu entre os dias 02 e 05 de outubro, reuniu aproximadamente 170 participantes.

O evento foi promovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Toledo.

A abertura do evento – 02 de outubro – aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC).  Estiveram presentes para compor a mesa de honra os diretores Rodolfo Eduardo Vertuan (UTFPR) e Remi Schorn (Unioeste); o coordenador do Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos, Clayton Antunes Martin (UTFPR); o coordenador de Processos Químicos, Clóvis Bombardelli (UTFPR; a Coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Flávia Giovana Manarin (Unioeste); e a Coordenadora do curso de bacharelado em Química, Silvia Denofre de Campos (Unioeste).

Para a conferência de abertura, teve-se a palestra intitulada: "Nanomateriais Multifuncionais no Desenvolvimento de Tecnologias de Energia Renovável", com o Dr. Rafael da Silva (UEM). Na sequência, aconteceu uma apresentação artística e cultural, uma mostra de Ballet com o Núcleo Acadêmico de Dança (NAD).

No dia 03 de outubro, quarta-feira, na parte da manhã, foi realizada uma visita técnica à empresa ALIBRA (Marechal Cândido Rondon). Na parte da tarde deste mesmo dia aconteceu a exposição de pôsteres no auditório da UTFPR - Câmpus Toledo. Além disso, no período noturno, ocorreram os minicursos: "Ciência: Como fazer e como divulgar?"; "Como elaborar gráficos utilizando o Origin e organizar referências usando o Mendeley?" e a "Construção de moléculas orgânicas com o software Chemsketch".

Na quinta-feira (04), mais uma visita técnica foi realizada, desta vez foi na primeira cervejaria artesanal de Toledo, a Pork Beer. Já na parte da tarde aconteceu a Mesa Redonda: "A Pesquisa na Universidade", que contou com os coordenadores dos programas de pós-graduação das áreas de Química e Educação das Instituições Envolvidas no Evento.

Nesta mesma tarde, também aconteceu a palestra "O processo de Ensino e Aprendizagem da Química por meio do Jogo de Realidade Alternativa (ARG)", com a professora Dra. Maria das Graças Cleophas (Unila).

No período noturno ocorreram mais duas palestras, sendo elas: "Tópicos de Produção de Hodromel", com o prof. Dr. Diogo Henrique Hendges (UTFPR) e "Empreendedorismo: uma aprendizagem para o sucesso profissional", com o Dra. Maria Cristina Milinsk (UTFPR-Palotina). Ainda nesta mesma noite o evento contou com mais uma mesa redonda: "Espaços não formais de Educação", que trataram das temáticas "Museus e parques de ciência da região Norte do Brasil", com a Dra. Jéssica Engel (Unioeste); A Estação Ciência (PTI, Itaipu, Foz do Iguaçu), com a Ms. Raquel Nunes; O Parque Nacional do Iguaçu (Itaipu, Foz do Iguaçu), com o Ms. Rosani Borba.

No dia 05 de outubro, sexta-feira, na parte da tarde, aconteceram as apresentações orais no auditório da UTFPR - Câmpus Toledo.  Já no período noturno, também no auditório da UTFPR, ocorreram as palestras: "História e histórias da nossa Tabela Periódica", com Prof. Ms. Adriano Lopes Romero (UTFPR, Campo Morão), e "Estratégias para Promover a Inovação na Indústria Brasileira", com Dr. Marcos Berton (Senai -PR)