Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UTFPR e Copel inauguram estações de pesquisa em energia solar

UTFPR e Copel inauguram estações de pesquisa em energia solar

publicado: 03/12/2019 16h54 última modificação: 05/12/2019 15h09
Estação fotovoltaica no Câmpus Curitiba (Foto: Ascom-CT)

A UTFPR e a Copel inauguram na próxima segunda-feira (9) a Estação de Pesquisa em Energia Solar, projeto de pesquisa proposto pela Universidade em parceria com estatal de energia elétrica do Paraná. O evento acontece às 14h, na Sede Neoville do Câmpus Curitiba.

Coordenado pelo Laboratório de Energia Solar (Labens) da UTFPR, o projeto consiste na instalação de uma rede de estações solarimétricas e módulos de avaliação em seis câmpus: Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa. A pesquisa é um dos projetos contemplados pela chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), intitulada Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”.

Orçado em R$ 6 milhões, o projeto propõe um arranjo inédito para levantar informações sobre a energia solar e o potencial fotovoltaico no território paranaense. As estações de pesquisa abrigam estações solarimétricas que medem, com elevada precisão, a radiação solar. Além disso, foram instalados módulos de avaliação que permitem comparar o comportamento dos painéis solares e a eficiência da geração solar sob diferentes condições climáticas.

Também será inaugurada a usina fotovoltaica instalada no Câmpus Curitiba. Conectada à rede elétrica, a usina servirá de base para pesquisa sobre o fornecimento de energia elétrica nos horários de maior consumo.