Você está aqui: Página Inicial > Secretaria Acadêmica > Requerimentos > Afastamento para estudos no exterior

Afastamento para estudos no exterior

publicado 04/12/2018 15h27, última modificação 04/12/2018 15h27

Todos os alunos que participarem de algum programa de mobilidade internacional da UTFPR, antes de viajarem, deverão comparecer ao Departamento de Relações Institucionais (DERINT) para iniciar o processo de “afastamento para estudos no exterior”. Este procedimento garante o vínculo do estudante com a instituição de ensino (UTFPR) durante o afastamento e, após o retorno, poderá solicitar a convalidação das disciplinas cursadas no exterior.

Obs. 1: O afastamento não suspende a contagem para jubilamento.

Obs. 2: É necessário/recomendado para o aluno que irá participar de programas de estudos no exterior, confeccionar procuração destinada a um responsável para que este possa tratar de assuntos e retirada de documentos junto à UTFPR.

Obs. 3: Ao retornar do afastamento o estudante deverá procurar o  Departamento de Relações Internacionais (DERINT) para registrar o seu retorno.