Você está aqui: Página Inicial > Serviços à comunidade > Cornélio Procópio > Laboratório Tecnológico de Vibrações Mecânicas

Laboratório Tecnológico de Vibrações Mecânica

publicado 28/07/2017 10h53, última modificação 28/07/2017 11h41

O Laboratório Tecnológico de Vibrações Mecânicas (LTVM), desenvolve no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ,diversas atividades relacionadas a pesquisa, desenvolvimento e transferência de novas tecnologias a indústria nacional.

As três áreas de atuação são: pesquisa e desenvolvimento / Extensão universitária através de cursos de capacitação profissional / Consultorias.

Pesquisa

São desenvolvidos vários projetos de pesquisa na área de análise de vibrações mecânicas. Dentre os que estão em andamento, pode-se destacar trabalho conjunto entre duas instituições de ensino superior: a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a UTFPR/CP e uma instituição de fomento A PETROBRAS/CENPES, a qual disponibilizou os recursos financeiros. Neste projeto, busca-se desenvolver técnicas eficientes para a determinação das respostas dinâmicas vibratórias de estruturas na presença de fluidos em movimento. Esses fenômenos ocorrem com bastante frequência na área petrolífera, em que praticamente todos os tipos de plataformas de exploração de reservas submarinas possuem estruturas cilíndricas expostas às correntes marítimas.

Figura 1. Plataforma semi-submersível e uma embarcação (fonte: www.offshore-technology.com)

Extensão

Já no âmbito da extensão universitária são oferecidos diversos cursos voltados à capacitação profissional na área de manutenção mecânica. O LTVM tem atuado em diversas etapas: Na capacitação de profissionais, no planejamento, implantação e auditoria de programas de Manutenção Preditiva. A Companhia Hidrelétrica de São Paulo (CESP), Duke Energy, o Grupo ETH BIOENERGIA – Destilaria ALCIDIA S/A, são apenas alguns exemplos bem sucedidos de empresas nas quais o LTVM tem realizado estes trabalhos.

Para maiores informações consulte a página Treinamentos.

Consultoria

Nas consultorias são realizadas análises voltadas a redução de vibrações mecânicas em maquinas e equipamentos que possuam níveis alarmantes de vibrações. Para tanto, são estudados meios de modificação estrutural, com o mínimo de intervenção sobre o funcionamento e a estrutura da máquina.

São realizados diversos trabalhos, dentre os quais: Soluções em problemas Dinâmicos em máquinas e equipamentos; Diagnostico de defeitos por análise de vibração; Modelagem por Elementos Finitos; Proposição de medidas de controle de vibração excessiva em máquinas e equipamentos; Implantação e auditoria de programas de manutenção preditiva.