Programa de Inclusão Digital
O Programa de Inclusão Digital da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa - seleciona adolescentes entre 15 e 18 anos de idade, com o objetivo de desenvolver atividades de Extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação tecnológica, em articulação com o setor produtivo e os segmentos sociais. As ações dizem respeito ao processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade orientado pelo princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2013).
Objetivo
Promover a inclusão digital e social por meio de aulas práticas em laboratório para crianças e adolescentes de instituições filantrópicas ou comunidade carente em geral oriundas da região, objetivando colocá-las em contato com o computador, diminuindo desta forma a exclusão digital. Além disso, incentivar os alunos de Graduação e Pós-Graduação a participarem do programa como multiplicadores do conhecimento adquirido no curso.
Extensões
O Programa é composto por três projetos de extensão:
- Projeto de Letramento Digital Infantil: Destinado às crianças carentes entre 4 e 6 anos. Através de estratégias lúdicas, desenvolve as habilidades no uso do computador e acesso à internet.
- Projeto de Inclusão Informacional: Para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O intuito de diminuir o analfabetismo digital através de aulas de informática básica e avançada, para que assim os alunos desenvolvam suas habilidades em um formato de aprendizagem situação-problema.
- Projeto Agentes Multiplicadores da Informação: Dedicado a adolescentes entre 15 e 18 anos. Oferece o curso de Programação WEB, passando aos alunos um aprendizado mais técnico, facilitando a inserção no mercado de trabalho. Além disso, os instrutores e alunos dos cursos do Departamento de Informática do Câmpus Ponta Grossa podem repassar seus conhecimentos, atuando como multiplicador da informação.
Contatos
Ações