Mconferência RNP
Mconf RNP
Uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o serviço de Mconf é voltado para reuniões de interesse institucional direto ou indireto, permitindo o acesso por computador no ambiente interno da instituição ou particular, sem a dependência de reserva de recursos (agendamento de salas, equipamentos específicos e intervenção de terceiros) para que as reuniões ocorram.
Termos de uso
As organizações que fazem uso deste serviço poderão utilizá-lo para auxiliar nas diferentes atividades a que elas se destinam. Exceto, porém, nas seguintes condições:
a. Produção ou transmissão de dados ou materiais considerados ilegais, entre outros, por caracterizarem: transgressão de direitos autorais, de proteção à criança e ao meio ambiente;
b. Utilização para fins pessoais;
c. Atentado à privacidade ou promoção à discriminação racial ou religiosa;
d. Veiculação de propaganda comercial, política ou religiosa;
e. Utilização para fins que vão contra a legislação brasileira;
f. Transmissão de mensagens ou material de propaganda não solicitada pelo destinatário;
g. Atividades que promovam a corrupção ou destruição de dados de usuários;
h. Interligação ou abrigo em seu espaço de endereçamento de uma terceira instituição que não seja uma organização usuária.
O desrespeito a essas condições levará o usuário a receber punições, que podem ir desde uma simples advertência até um processo jurídico. A punição cabível será avaliada pela Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços.
- Requisitos de uso (https://wiki.rnp.br/pages/viewpage.action?pageId=89112417)
- Formas de acesso (https://wiki.rnp.br/pages/viewpage.action?pageId=89112542)
Obs: Internamente, somente no primeiro acesso, é necessário abrir um chamado em https://suporte.utfpr.edu.br/otrs/customer.pl, com o título “Formulário de Acesso Mconf”, direcionado para mídias → mconferência. No chamado, colocar os itens abaixo:
- Nome Completo do Requisitante:
- Departamento/Contato (ramal/celular):
- E-mail Institucional:
- Assunto/Motivo do uso:
- Data inicial para liberação de acesso
- Tempo de uso da sala (em dias):
- Utilizar o recurso de gravação(S/N)Outras informações:
- Estou consciente dos termo de uso do serviço(S/N):
Finalizada a liberação no sistema, o usuário automaticamente terá sua sala pessoal (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/XXX), no canto direito superior da tela. Este endereço permite o acesso de outros participantes (tanto da instituição como externos) para as reuniões.
Ao lado do botão “Começar uma reunião”, está um menu com as opções de personalização das salas e verificar gravações (se o usuário possuir esta permissão).
Salas extras (“Comunidades”)
Para assuntos específicos, que não podem ficar dependendo da gerência uma única pessoa, é disponibilizada a criação de salas extras (“comunidades”), que permitem a atuação simultânea de vários gestores que podem controlar da reunião.
Obs: Antes de abrir um chamado para criação de sala, acesse a aba “comunidades” na página principal e pesquise por UTFPR/”campus” (ex: UTFPR/CT) para ver se ela já não existe localmente.
Para criação, é necessário abrir um chamado em https://suporte.utfpr.edu.br/otrs/customer.pl, e endereçar para mídias → mconferência, com o título “Formulário para Criação de Salas”, com os campos abaixo relacionados:
- Solicitante/Responsável:
- E-mail do solicitante:
- Contato (ramal/celular):
- Campus:
- Departamento:
- Motivo para criação da sala:
- Data para criação/liberação de acesso:
- Tempo de uso da sala (em dias):
- Utilizar o recurso de gravação(S/N):
- Outros administradores:
- manter o acesso da sala público?:
- Outras informações:
- Estou consciente dos termo de uso do serviço(S/N)
Obs: A nomenclatura segue o padrão UTFPR/“campus”(dois dígitos)-“departamento(sigla)”-“assunto (se necessário)”.
Exemplos:
- Nome da sala: UTFPR/RT – Geral
- Descrição: Sala Virtual para reuniões gerais de interesse da reitoria
- Nome da sala: UTFPR/CT – SEGEA
- Descrição: Sala de reuniões SEGEA
Após a criação, o sistema encaminhará um e-mail convidando a participar como administrador da mesma. Os administradores também poderão personalizar a mesma de acordo com as necessidades que surgirem.
Instruções para Uso
Para utilizar o serviço, baixe a documentação aqui.
Obs: Para aqueles usuários que possuem permissão de gravação, devido ao espaço disponibilizado para armazenamento pela RNP, informamos que as gravações estarão disponíveis pelo prazo máximo 5 dias úteis para o download. Expirado o prazo para download, elas serão apagadas para permitir o igual uso do serviço de gravação entre os licenciados, afim de evitar o bloqueio do serviço.