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Mconferência RNP

publicado 10/09/2019 11h09, última modificação 08/10/2020 15h58

Mconf RNP

Uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o serviço de Mconf é voltado para reuniões de interesse institucional direto ou indireto, permitindo o acesso por computador no ambiente interno da instituição ou particular, sem a dependência de reserva de recursos (agendamento de salas, equipamentos específicos e intervenção de terceiros) para que as reuniões ocorram.

 

Termos de uso

 

As organizações que fazem uso deste serviço poderão utilizá-lo para auxiliar nas diferentes atividades a que elas se destinam. Exceto, porém, nas seguintes condições:

 

a. Produção ou transmissão de dados ou materiais considerados ilegais, entre outros, por caracterizarem: transgressão de direitos autorais, de proteção à criança e ao meio ambiente;

 b. Utilização para fins pessoais;

 c. Atentado à privacidade ou promoção à discriminação racial ou religiosa;

 d. Veiculação de propaganda comercial, política ou religiosa;

 e. Utilização para fins que vão contra a legislação brasileira;

 f. Transmissão de mensagens ou material de propaganda não solicitada pelo destinatário;

 g. Atividades que promovam a corrupção ou destruição de dados de usuários;

 h. Interligação ou abrigo em seu espaço de endereçamento de uma terceira instituição que não seja uma organização usuária.

 O desrespeito a essas condições levará o usuário a receber punições, que podem ir desde uma simples advertência até um processo jurídico. A punição cabível será avaliada pela Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços.

 

 

Obs: Internamente, somente no primeiro acesso, é necessário abrir um chamado em https://suporte.utfpr.edu.br/otrs/customer.pl, com o título “Formulário de Acesso Mconf”, direcionado para mídias → mconferência. No chamado, colocar os itens abaixo:

 

  • Nome Completo do Requisitante:
  • Departamento/Contato (ramal/celular):
  • E-mail Institucional:
  • Assunto/Motivo do uso:
  • Data inicial para liberação de acesso
  • Tempo de uso da sala (em dias):
  • Utilizar o recurso de gravação(S/N)Outras informações:
  • Estou consciente dos termo de uso do serviço(S/N):

 

Finalizada a liberação no sistema, o usuário automaticamente terá sua sala pessoal (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/XXX), no canto direito superior da tela. Este endereço permite o acesso de outros participantes (tanto da instituição como externos) para as reuniões.

Ao lado do botão “Começar uma reunião”, está um menu com as opções de personalização das salas e verificar gravações (se o usuário possuir esta permissão).

 

Salas extras (“Comunidades”)

 

Para assuntos específicos, que não podem ficar dependendo da gerência uma única pessoa, é disponibilizada a criação de salas extras (“comunidades”), que permitem a atuação simultânea de vários gestores que podem controlar da reunião.

 Obs: Antes de abrir um chamado para criação de sala, acesse a aba “comunidades” na página principal e pesquise por UTFPR/”campus” (ex: UTFPR/CT) para ver se ela já não existe localmente.

 Para criação, é necessário abrir um chamado em https://suporte.utfpr.edu.br/otrs/customer.pl, e endereçar para mídias → mconferência, com o título “Formulário para Criação de Salas”, com os campos abaixo relacionados:

  • Solicitante/Responsável:
  • E-mail do solicitante:
  • Contato (ramal/celular):
  • Campus:
  • Departamento:
  • Motivo para criação da sala:
  • Data para criação/liberação de acesso:
  • Tempo de uso da sala (em dias):
  • Utilizar o recurso de gravação(S/N):
  • Outros administradores:
  • manter o acesso da sala público?:
  • Outras informações:
  • Estou consciente dos termo de uso do serviço(S/N)

Obs: A nomenclatura segue o padrão UTFPR/“campus”(dois dígitos)-“departamento(sigla)”-“assunto (se necessário)”.

Exemplos:

  • Nome da sala: UTFPR/RT – Geral
  • Descrição: Sala Virtual para reuniões gerais de interesse da reitoria
  • Nome da sala: UTFPR/CT – SEGEA
  • Descrição:  Sala de reuniões SEGEA

 

Após a criação, o sistema encaminhará um e-mail convidando a participar como administrador da mesma. Os administradores também poderão personalizar a mesma de acordo com as necessidades que surgirem.

Instruções para Uso

Para utilizar o serviço, baixe a documentação aqui

Obs: Para aqueles usuários que possuem permissão de gravação, devido ao espaço disponibilizado para armazenamento pela RNP, informamos que as gravações estarão disponíveis pelo prazo máximo 5 dias úteis para o download.  Expirado o prazo para download, elas serão apagadas para permitir o igual uso do serviço de gravação entre os licenciados, afim de evitar o bloqueio do serviço.