Você está aqui: Página Inicial > Mural > Mais servidores públicos para o Brasil

Mais servidores públicos para o Brasil

28 de outubro, dia do Servidor Público

publicado: 28/10/2023 09h03 última modificação: 28/10/2023 09h03

Ao observarmos os países com maior número de servidores públicos por população no mundo, nos deparamos com esse levantamento, produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2015:

1)    Noruega - 30%

2)    Dinamarca - 29,1%

3)    Suécia - 28,6%

4)    Finlândia - 24,9%

5)    França - 21,4%

6)    Canadá - 18,2%

7)    Grécia - 18%

8)    Reino Unido - 16,4%

9)    Espanha - 15,7%

10) Estados Unidos - 15,3%

Em 2019, essa Organização Internacional (fundada por americanos e canadenses para auxiliarem na reconstrução da Europa no final da II Guerra e que hoje é uma das maiores do mundo) lançou o gráfico que aparece como ilustração deste artigo, com a relação entre servidores públicos por trabalhadores dos países, com resultados similares aos anteriores.

Essas listas são fontes de admiração para os que não entendem a importância do servidor público para a economia (distribuem, para as instituições privadas do seu entorno, o capital dos impostos) e para o dia a dia do país (por servirem a totalidade da população – ver o vídeo em https://youtu.be/4h9Wiy-vypM ). Mas ela é real e vem ao encontro do que defendemos: os grandes países, os mais ricos do mundo, com maior estabilidade e reconhecidamente melhor organização do planeta são os que investem no serviço público. Os países que seguem nessa lista de servidores públicos por população são Itália, Turquia, Alemanha, Coreia do Sul e Japão (este com 5,9% de servidores). O Brasil está atrás de todos eles, com 5,6% na relação com a população. Mesmo com tão pouco, o servidor público brasileiro é o articulador da grandeza institucional de nosso país.

A UTFPR é prova viva desse fato. Uma Instituição centenária, que iniciou acolhendo e ensinando crianças de famílias de baixa renda e em vulnerabilidade (segundo o decreto de criação, “filhos dos desfavorecidos da sorte”), tornou-se a primeira Universidade Tecnológica do país, com história ímpar e de construção cidadã. O artigo publicado em revista internacional “Universidade Tecnológica (UT) brasileira: virtudes, desafios e contradições” apresenta ao mundo parte dessa caminhada e dos direcionamentos que precisamos dar nessa jornada (ver https://portal.utfpr.edu.br/servidores/site/mural/201cuniversidade-tecnologica-ut-brasileira-virtudes-desafios-e-contradicoes201d-e-publicada-em-artigo-internacional).

Em cada ano, em cada dia de existência, a UTFPR foi construída por servidores públicos. Seres humanos que se capacitaram, se dedicaram e continuam se capacitando e se dedicando para que o Brasil seja melhor; para que a educação de qualidade não seja privilégio dos países da lista acima, mas que possa ser compartilhada com o povo desta terra. E que a formação do brasileiro tenha a propriedade de se colocar ao lado do que há de melhor no universo.

O servidor público brasileiro foi sendo lapidado com a história e hoje fazemos parte de um quadro reconhecidamente competente. Por isso, enquanto Reitoria de uma Instituição representativa em nosso país, lançamos a campanha por mais servidores públicos no Brasil. Trabalhadores que sejam aprovados por concursos sérios, como os nossos são, com critérios transparentes, como os que temos aqui, já marcados por legislação, e que tenham como missão tornar este país ainda melhor.

Contamos com todos e todas nesta empreitada.

Salve o Dia do Servidor Público!!!

Marcos Schiefler e equipe gestora da UTFPR