UTFPR - Campus Francisco Beltrão
O Campus Francisco Beltrão teve sua incorporação formalizada com a publicação da Portaria Ministerial nº. 1.863, em 30 de novembro de 2006, a partir da incorporação da estrutura do Centro de Educação de Nível Técnico do município (Texcel).
O campus iniciou efetivamente suas atividades no dia 03 de março de 2008, data de sua inauguração. A escolha do primeiro curso, implantado no início de 2008, Tecnologia em Alimentos, deu-se em razão da significativa presença de indústrias alimentícias na região, com grande demanda de mão de obra especializada. Em 2009 teve início o curso de Engenharia Ambiental e no segundo semestre de 2011 o curso de Licenciatura em Informática. Em 2013, o campus recebeu autorização do Ministério da Educação, para ofertar o curso de Engenharia Química. No ano de 2014 o curso de Tecnologia em Alimentos foi transformado em Engenharia de Alimentos. Sendo assim a UTFPR-FB passou a ofertar vagas em quatro engenharias e uma licenciatura.
Como uma universidade tecnológica, o campus contribui significativamente para a formação de mão de obra especializada, oportunizando a contratação de profissionais de qualidade. Com um grande número de indústrias no ramo alimentício, os egressos do curso de Engenharia em Alimentos são absorvidos na região e preparados para atuar em qualquer lugar do país. Estes profissionais encontram na própria universidade uma oportunidade para especialização, através do programa de Mestrado Profissional em Tecnologia de Alimentos.
Outro potencial da região, a geração de energia por meio de pequenas centrais hidrelétricas e energia eólica é explorada no ensino do curso de Engenharia Ambiental. Em 2016 o campus recebeu a autorização para abertura do Mestrado Acadêmico em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental. E no ano de 2017 iniciou a primeira turma do primeiro mestrado acadêmico do campus.
A busca por professores qualificados na área da informática também é atendida com o curso de Licenciatura em Informática. A Instituição, preocupada em suscitar o lado humano e aguçar a consciência social dos alunos, promove atividades culturais, desenvolve projetos sociais e tecnológicos, proporciona atividades extraclasse e intercâmbios internacionais, busca parcerias para possibilitar a oferta de estágio e emprego. Fomenta também a prestação de serviços e possui programas de incubadoras de empresas.
A Universidade desenvolve projetos de extensão em diversas áreas: social, tecnológica e de educação, visando integrar-se e colaborar com a comunidade. Atualmente, o campus dispõe de Anfiteatro, Biblioteca, Restaurante Universitário, salas de aula, laboratórios, diversas salas para atendimento administrativo, centro de convivência para alunos, além de uma série de obras de ampliação que já estão em andamento.
O Campus Francisco Beltrão, da UTFPR, leva avante o desígnio de educar com padrão de excelência, evoluindo permanentemente, além de adaptar-se às mudanças e exigências constantes dos avanços tecnológicos.