O Conexão UTFPR realiza duas lives, que buscam promover mais inclusão no meio acadêmico, no dia 9 de novembro pelos perfis oficiais da instituição no YouTube e no Facebook.
A primeira, às 14h, traz como tema ‘Tecnologias assistivas para inclusão de pessoas com deficiência visual na UTFPR’. A ideia é apresentar conceitos, um breve histórico, os recursos existentes para aplicação na educação e os relatos de experiências.
A segunda, às 19h30, propõe uma capacitação interna sobre ‘Racismo e antirracismo: horizontes decoloniais e educação’. A iniciativa é realizada pela Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae), em parceria com Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Curitiba. O intuito é orientar os servidores da Universidade em relação à atuação junto a estudantes negros e a situações relacionadas ao racismo.
Os eventos contam com transmissão simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os interessados podem fazer as inscrições gratuitamente para receber certificado de participação.
Confira mais detalhes a seguir:
Tecnologias assistivas para inclusão de pessoas com deficiência visual na UTFPR
Horário: 14h
Prazo para inscrições: 29/10-10/11 pelo Link do evento
Convidados:
- Vanderley Flor da Rosa | Professor permanente do Campus Cornélio Procópio, atuante no Programa de Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) e na Assessoria de Pesquisa e Assessoria de Comunicação.
- Antonio Paulino de Oliveira Junior | Aluno da UTFPR
- Luiz Gustavo dos Santos | ex-aluno dos cursos de Tecnologia em Análise de Sistemas do Campus Cornélio Procópio
Racismo e antirracismo: horizontes decoloniais e educação
Horário: 19h30
Prazo para inscrições: 4/11-9/11 (até 19h) pelo Link do evento
Convidados:
- Adilbênia Machado | Tem bacharelado e licenciatura em Filosofia, mestrado e doutorado em Educação. Participa de vários grupos de pesquisa como: membra do Núcleo das Africanidades Cearenses, fundadora e pesquisadora da Rede Africanidades da Universidade Federal da Baía (UFBA) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab-CE).
- Ilzver Oliveira | Possui graduação, mestrado e doutorado em Direito. É docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores pela Justiça Social – (ABRAPPS) e Membro Titular da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais da Espanha.
- Priscilla Santos de Souza | Tem graduação em História e em Psicologia, especialização em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência. Doutoranda e mestre em Psicologia. Integrante do Laboratório de Pesquisa e Extensão - Psicanálise, Sociedade e Política do Departamento da Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan. Também é técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC).