Você está aqui: Página Inicial > Campus > Medianeira > Avisos > Inscrições para auxílio à dupla diplomação até 25 de setembro

Inscrições para auxílio à dupla diplomação até 25 de setembro

publicado 15/09/2023 10h30, última modificação 15/09/2023 10h30
Programa contempla alunos com ajuda financeira de R$ 10 mil a R$ 20 mil

Estudantes que vão participar do programa de Dupla Diplomação (DD) da UTFPR podem solicitar auxílio financeiro.

Para se candidatar, é preciso: estar, no mínimo, no 6º período; ter inscrição ou intenção inscrito de participar de DD, com início no 1º semestre de 2024; apresentar coeficiente absoluto maior que 0,7; e residir no Brasil; e não ter recebido ou sido aprovado para auxílio financeiro em programas de mobilidade estudantil internacional ou equivalente. Também é necessário enviar a carta de aceite da instituição estrangeira.

O valor é de R$ 10 mil para ampla concorrência e de R$ 20 mil para quem tem comprovada vulnerabilidade socioeconômica. O pagamento acontece em única parcela, a partir do mês de novembro.

As inscrições online devem ser feitas até 25 de setembro pelo formulário, com login do e-mail institucional (@alunos.utfpr.edu.br), incluindo: histórico escolar da UTFPR, declaração de matrícula atualizado e a autodeclaração do anexo II do edital.

O processo acontece por regional:
- Centro: Campo Mourão, Guarapuava e Ponta Grossa
- Leste: Curitiba
- Norte: Apucarana, Cornélio Procópio e Londrina
- Oeste: Medianeira, Santa Helena e Toledo
- Sudoeste: Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco

Vão ser realizadas três rodadas por ordem decrescente do coeficiente normalizado para conceder R$ 10 mil:
- Rodada 1: 1º lugar de cada regional;
- Rodada 2: 2º lugar de cada regional, que não pertença ao mesmo campus do selecionado na etapa anterior, exceto para a Leste;
- Rodada 3: 3º lugar de cada regional, que não pertença ao mesmo campus do selecionado nas fases prévias, exceto para a Leste.

Outra rodada, desta vez para o valor de R$ 20 mil, vai ser feita por ordem decrescente da pontuação obtida no índice de vulnerabilidade do Auxílio Estudantil 2023.
- Rodada 4: 1º lugar de cada regional

A classificação preliminar vai ser divulgada até 27 de setembro, com a possibilidade de recurso até o dia 29 do mesmo mês. O resultado deve ser publicado no dia 2 de outubro.

Veja todas as regras no edital.

Mais sobre

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) lançou a segunda edição do edital em parceria com a Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae), para ampliar o valor e para criar condições para a inclusão social na Dupla Diplomação, além de ter alterado a forma de distribuição por região. Anteriormente eram dois auxílios por regional, podendo ser o mesmo campus. Atualmente, o critério passa a ser o desempenho ou o índice de vulnerabilidade socioeconômica vagas por regional, em cada rodada de concessão, de campi distintos.

O Programa ganhou o nome de Auxílio à Dupla Diplomação Nilo Peçanha, em referência ao ex-presidente do Brasil, que fundou a Escola de Aprendizes e Artífices em 1909, que posteriormente veio a ser transformada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.