Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pato Branco > Agenda de Eventos > Mostra de Propostas de TCCs

Mostra de Propostas de TCCs

publicado 29/11/2023 15h54, última modificação 29/11/2023 15h54
11/12/2023 08h00 até 12/01/2024 12h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Miniauditório - Bloco R
Pessoa de contato
iCal

Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, serão apresentadas as propostas de Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos de graduação de Engenharia de Computação que fazem parte do Grupo de Pesquisa em Processamento da Informação: Biometria Neonatal.

O projeto de pesquisa é coordenado pelos professores Marcelo Teixeira e Dalcimar Casanova e conta com uma equipe de mais quatro professores colaboradores da UTFPR do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) e do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), além de 8 alunos de graduação bolsistas de iniciação científica, 5 alunos de mestrado, 1 aluno de pós-doutorado e diversos membros da empresa Akyiama/Natosafe parceira no projeto.

O projeto possui financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do governo federal, e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação. Além disso a UTFPR e a empresa parceira Akiyama também financiam o projeto por meio de recursos humanos e pesquisadores.

Como os sistemas de reconhecimento por impressões digitais são projetados principalmente para uma população adulta, não sendo viáveis para o reconhecimento individual infantil, o projeto propõe uma solução computacional baseada em inteligência artificial para correlacionar padrões em impressões digitais de recém-nascidos com sinais do mesmo indivíduo em idades posteriores.

A falta de identificação eficiente prejudica programas de vacinação, contribuindo para 1,5 milhão de mortes anuais por doenças evitáveis. A Organização Mundial da Saúde destaca a necessidade de monitoramento e identificação para melhorar a cobertura vacinal. A implementação de sistemas biométricos neonatais enfrenta desafios devido à delicadeza da pele e tamanho reduzido dos dedos, exigindo soluções especializadas para preencher essa lacuna na literatura. Apesar do consenso sobre sua importância, esses sistemas ainda não são amplamente adotados, mesmo em países desenvolvidos.

Cada aluno membro do projeto desenvolve um ramo da pesquisa contribuindo para resolver a lacuna imposta pela ausência desses sistemas de reconhecimento. No caso dos alunos de graduação, a Mostra de Propostas de TCCs vem no sentido de apresentar à comunidade como essas pesquisas pretendem ser desenvolvidas.

As propostas serão discutidas por professores convidados da UTFPR e UNIOESTE, membros da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, membros da empresa Akiyama, diretor da UTFPR campus Pato Branco, membros do grupo de pesquisa, além da comunidade acadêmica e externa.

A Mostra de TCCs será realizada no Miniauditório da UTFPR Campus Pato Branco.

A seguir está a lista de títulos e horários das apresentações:

Segunda-feira, 11/12 - Horário: 8h-10h
Uma nova métrica de qualidade de imagem para digitais infantis

Segunda-feira, 11/12  - Horário: 10h-12h
Desenvolvimento de um banco de dados para biometria digital infantil com ênfase na eficiência de busca utilizando técnica OMNI

Terça-feira, 12/12 - Horário: 16h-18h
Construção de Digitais Roladas de Recém-Nascidos Por Meio de Técnicas Avançadas de Image Registration

Quarta-feira, 13/12 - Horário: 8h-10h
Aplicando Super-resolução para Melhorar a Extração de Características Em Impressões Digitais de Recém-nascidos

Quarta-feira, 13/12 - Horário: 10h-12h
Aplicação de Redes Neurais Convolucionais na Extração de Minúcias de Impressões Digitais de Recém-Nascidos