Palestra Dificuldades e Possibilidades da Pessoa Com Deficiência Visual
- https://antigo.utfpr.edu.br/campus/patobranco/agenda-eventos/dificuldades-e-possibilidades-da-pessoa-com-deficiencia-visual-1
- Palestra Dificuldades e Possibilidades da Pessoa Com Deficiência Visual
- 2023-11-10T15:00:00-03:00
- 2023-11-10T17:30:00-03:00
- Quando
-
10/11/2023 de 15h00 até 17h30(America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Onde
- Evento online
- Pessoa de contato
- Teodora Pinheiro Figueroa
- Site
- Visite o site do evento
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
O Grupo para Inclusão de Cegos no Ensino Superior (GICES) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, é um projeto de extensão da UTFPR, campus Pato Branco, coordenado pela professora Dra. Teodora Pinheiro Figueroa e composto pelas professoras Dra. Eliane De Bortoli Fávero (DAINF), vice-coordenadora, Dra. Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari (DAINF), e pelos estudantes Luiz Antônio Polesello (Licenciatura em Matemática) e Analice Moschen (Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas), convida toda a comunidade acadêmica interna e externa para o seminário online Dificuldades e Possibilidades da Pessoa Com Deficiência Visual, com os palestrantes Rafael Celestrin e Patrícia Monteiro.
A palestra tem como intuito levar informação e conhecimento vividos na prática por pessoas com cegueira bilateral, porém, que possuem total independência dentro de um mundo quase 100% visual. Quais são as dificuldades? Como realizam atividades cotidianas? Essas dentre outras dúvidas poderão e serão esclarecidas, por meio de falas de experiências vividas por quem sente na pele.
Rafael Celestrin é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, licenciado em Pedagogia. Pós-graduado em Tecnologias Assistivas bem como Braille e Soroban avançado. Pós-graduado também em Docência no Ensino Básico e Superior, com MBA em Gestão Estratégica em Sistemas da Informação. Concursado pela prefeitura de Pato Branco (PR) como professor; atualmente alocado dentro do campo de sala de recursos, atuando com um trabalho focado junto aos alunos com deficiência visual. Para além desta atividade, atua como vereador, legislatura 2021 a 2024. É uma pessoa com deficiência visual, "cegueira total" a mais de 20 anos, devido a uma doença hereditária por parte materna, patologia denominada como Vitreoretinopatia Exsudativa Familiar. A cegueira não o limitou a desempenhar as funções as quais exerce. Muito pelo contrário, o mesmo mostra através da deficiência visual, a possibilidade em desempenhar funções de grande relevância à sociedade.
Patricia Monteiro, é formada em pedagogia e pós-graduada em Ensino de Braille. Concursada pela prefeitura de Pato Branco (PR). Atua como professora de sala de recurso com crianças com cegueira e com o reforço escolar. É vice-presidente do COEDE-PR: Conselho Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência. Nasceu com Catarata Congênita e com 2 anos surgiu o Glaucoma Congênito o que com o tempo ocasionou a perda total da visão. É deficiente visual total quase por toda a vida, enfrentou inúmeras dificuldades relacionadas ao preconceito, discriminação e falta de acessibilidade, porém isso nunca a impediu de ir atrás dos seus sonhos e a alcançar o que deseja, mas a fez trabalhar com mais força de vontade para vencer o preconceito, de modo a mostrar que a deficiência é só mais uma característica que forma junto com tantas outras o seu ser.
Local: online pelo canal do CIGES no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCUSn4oXKabNlkf93ORXlB4w
É um evento gratuito com certificação de participação por meio de lista de presença durante a transmissão do evento.
Acompanhem as publicações do GICES da UTFPR pelo Facebook:
https://www.facebook.com/grupoinclusaocegosensinosupeior/?ref=pages_you_manage
E façam a inscrição no canal do GICES no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCUSn4oXKabNlkf93ORXlB4w
Qualquer dúvida entrar em contato por e-mail: gices-pb@utfpr.edu.br