Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pato Branco > Agenda de Eventos > Roda de Conversa: Mulheres do campo e agronomia: a universidade tem contribuído para a permanência da mulher no campo?

publicado 24/05/2023 09h59, última modificação 24/05/2023 12h41
Semana do Meio Ambiente 2023
07/06/2023
de 13h30 até 16h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Anfiteatro UTFPR-PB
Pessoa de contato
iCal

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) convida toda a comunidade interna e externa da UTFPR Pato Branco para o evento Mulheres do campo e agronomia: a universidade tem contribuído para a permanência da mulher no campo? Esta atividade ocorrerá dentro da Semana do Meio Ambiente 2023, promovida pela UTFPR Sustentável.

Este evento tem como foco discutir três pontos que estão relacionados entre si:

1. A relação entre o que é estudado, com qual metodologia e com que viés são formados/as os/as estudantes de agronomia da UTFPR-Pato Branco; se esse modelo tem contribuído para o desenvolvimento regional sustentável do Sudoeste do Paraná. Fala ministrada pela Profa. Dra. Nilvânia de Mello, do PPGDR e da Agronomia

2. Tendo em vista que, diversos estudos apontam que quem mantêm a agricultura sustentável nas comunidades são as mulheres, a proposta é pensar sobre qual tipo de extensão rural contribui para o fortalecimento dessa forma de fazer agricultura e para a permanência dessas agricultoras no campo. Fala ministrada pela técnica extensionista da ASSESOAR, Elisangela Bellandi Loss.

3. Assim como, a perspectiva das próprias mulheres agricultoras da região, sobre suas dificuldades e como a universidade poderia contribuir para o valorização e fortalecimento de seus trabalhos, auxiliando na permanência das mesmas no campo. Fala ministrada pela agricultora agroecóloga, vinculada à Rede Ecovida de Agroecologia, Cleonice de Freitas Gurgel.

O evento ocorrerá no dia 07 de Junho, das 13h30 às 16h30, no anfiteatro da UTFPR, Pato Branco. E terá transmissão ao vivo no Canal do Youtube da instituição.

Solicitamos que cada participante leve sua caneca.

As inscrições já podem ser feitas através do link: https://forms.gle/xZjowCKnFntzWkEy5

Venha prestigiar nosso evento! Esperamos você!