Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pato Branco > Notícias > Apresentação de música gaúcha é a grande vencedora do UTFPR In Concert

Apresentação de música gaúcha é a grande vencedora do UTFPR In Concert

Inventum

publicado: 15/04/2016 16h21 última modificação: 31/10/2022 11h01
Exibir carrossel de imagens Apresentação do grupo Pampa y Frontera (Foto: Decom)

Apresentação do grupo Pampa y Frontera (Foto: Decom)

A frente do palco Sesi Cultural ficou repleta de visitantes da Inventum 2019 - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco - para acompanhar mais uma atração promovida pela UTFPR: o festival UTFPR In Concert. Em sua 10ª edição, o evento consagrou como grande vencedora a interpretação feita pelo grupo Grupo Pampa y Frontera de ‘Querência, Tempo & Ausência’, poema de Jayme Caetano Braun musicado e gravado Luiz Marenco, um dos grandes nomes da música gaúcha.

Como o próprio nome do grupo sugere, a apresentação foi, de fato, inspirada nos pampas. Segundo Bruno Uliana, aluno de Agronomia e um dos cinco integrantes do conjunto, a música também dialoga com a realidade de “sair de casa, procurar um rumo na vida e nem sempre achar”.

“Uma coisa que deixou a gente muito feliz foi perceber que a música, de alguma forma, tocou muitos que estavam ali. Esse é o trabalho que a música tem de fazer, tocar as pessoas e transmitir alguma mensagem”, comenta.

Esta foi a primeira vez que grupo concorreu no festival. “A conquista representa muito, ainda mais por estarmos representando uma música, uma cultura que admiramos e sentimos muito orgulho de fazer parte. Um outro ponto muito especial é a nossa amizade. Todos nós somos muito amigos fora da música e o grupo veio para fortalecer isso ainda mais”, destaca. Também fazem parte de Pampa y Frontera os alunos Carlos André Moreira Dal Berto, Julio Cezar Padovani e os músicos João Vitor Bednarski e Otávio Augusto Perottoni.

Para o professor Wilson Itamar Godoy, tutor do PET Agronomia, grupo responsável pela organização do festival, o UTFPR In Concert chega aos seus 10 anos com um evento maduro. “As bandas têm se preocupado na apresentação, têm feito um melhoramento técnico muito grande. Para nós, é uma satisfação porque muitos dos artistas que se apresentaram lá no início, hoje são músicos profissionais. Uma atividade que surgiu dentro da Universidade como uma forma de diminuir a evasão acadêmica acabou se tornando uma alternativa para aqueles que se encontram no ramo da música”, ressalta

Nesta edição, o festival contou com 12 apresentações de músicas autorias e covers de alunos e servidores dos câmpus Pato Branco, Campo Mourão, Medianeira e Santa Helena. Completam a relação dos cinco vencedores, nesta ordem: Patópolis, Material Bélico, Renan e Mariana e Caio Portela.

Confira mais fotos da Inventum 2019 no Flickr UTFPR em Imagens.