Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ponta Grossa > Agenda de Eventos > Biologia sintética é o tema do Primers Talks

Biologia sintética é o tema do Primers Talks

publicado 19/05/2023 15h41, última modificação 19/05/2023 15h41
02/06/2023
de 13h30 até 17h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Auditório do Bloco C - UTFPR Campus Ponta Grossa
Pessoa de contato
Visite o site do evento
iCal

O Primers Talks: Explorando os Limites da Engenharia da Vida, evento organizado pela Equipe de Biologia Sintética da UTFPR-PG (UTPrimers Team) será realizado no dia (2) de junho de 2023. O evento terá como palco o Auditório do Bloco C, do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e contará com a presença de diversos palestrantes do cenário nacional, que terão a missão de desvendar os limites da engenharia da vida, a biologia sintética.

Entre os palestrantes do evento já está confirmado o nome de Luiza Hesketh, embaixadora para a América Latina do IGEM, a maior competição de biologia sintética do mundo. A palestrante é graduanda em Licenciatura em Ciências Biológica, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisadora do MAX-PLANCK Institute for terrestrial Microbiology e pesquisadora em Engenharia da computação aplicada à Automação de processos de Laboratório pela Universidade de San Diego, Califórnia. O evento também contará com outros nomes como o Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UTFPR-PG, Marcio Silva e, pesquisadores da área, entre os quais, João Prestes e Joyce Araujo.

Segundo os organizadores do evento, está ocorrendo uma revolução biotecnológica, na atualidade, impulsionada por diversos avanços na biologia molecular, engenharia genética, bioinformática, entre outras áreas do conhecimento.  Gustavo Paduano, Capitão da Equipe UTPrimers, explica que esse progresso converge para um campo promissor chamado biologia sintética, que permite transformar e controlar a natureza de forma precisa, trabalhando para substituir processos existentes e oferecer soluções inovadoras em áreas como saúde, agricultura, produção de energia e preservação ambiental. “As fronteiras entre a ficção e a realidade científica parecem estar se tornando cada vez mais tênues, o que nos oferece novas oportunidades e desafios para explorar”, destaca.

O evento tem como público os alunos da UTFPR, sendo aberto também para a comunidade externa. Para ter acesso ao link de inscrição clique aqui.

A Equipe

UTPrimers Team é a Equipe de Biologia Sintética da UTFPR-PG, fundada em 2019. Participou em 2021 da competição IGEM Design League conquistando medalha de ouro pelo desempenho geral.  Em 2023, foi a segunda colocada no Torneio de Biologia Sintética da USP.

Confira a Programação do Primers Talks:

1) Palestra: Hackeando organismos vivos com a biologia sintética (13:30-14:30)
- Palestrante: João Prestes
 2) Palestra: Produção recombinante de enzimas, uma abordagem introdutória (14:30-15:15)
- Palestrante: Professor Marcio Silva
3) Palestra: Análise in silico de proteínas visando a elaboração de diagnósticos e vacinas (15:15-16:00)
- Palestrante: Joyce Araújo
4) Coffee Break (16:00-16:30) - Venda de lanches, bebidas e café pela UTPrimers e parceiros
 5) Palestra: IGEM, a maior competição de biologia sintética do mundo (16:30-16:45)
 - Palestraante: Luiza Hesketh, embaixadora do iGEM para a América Latina.
6) Apresentação da Equipe UTPrimers: conheça o nosso projeto (16:45-17:00)
7) Palestra: Use Phyton para desenhar com fungos e bactérias (17:00 - 17:30)
- Palestrante: Luiza Hesketh