COVID-19
As atividades didáticas não presenciais (ADNP) foram aprovadas pelos conselhos deliberativos da UTFPR. Assim, você poderá optar por participar dessas atividades no formato remoto ou aguardar o retorno das atividades presenciais. É um momento inédito, pelo qual estamos passando e pensamos que algumas orientações podem ser válidas para auxiliá-los nesse momento. Sintam-se com o nosso apoio e acompanhamento!
Uma característica do estudo no formato remoto é que ele exigirá, que uma série de habilidades sejam monitoradas por você, de forma mais autônoma. Para alguns estudantes isso é mais tranquilo; para outros mais complicado. Aprenderemos a lidar com certezas e incertezas, da melhor forma.
|
Comunicação é importante... Os avisos chegarão pelo e-mail institucional, certifique-se está recebendo. Outras informações estarão no site da UTFPR ou do seu curso. Outros canais de comunicação poderão ser utilizados pelos professores, por seus colegas da disciplina, pelos setores da universidade. Fique ligado! Busque ajuda, tire dúvidas, entre em contato. Lembrando: nuape-td@utfpr.edu.br e facebook: nuape-td Karen- pedagoga karenhg@utfpr.edu.br |
Organização do Tempo É comum sentir-se perdido sobre quais atividades priorizar (tarefas de casa, estudo, trabalho, cuidado com familiares, entre outras). São inúmeras tarefas das mais simples às mais complexas, muitas vezes com prazos concorrentes entre si. Um evento conhecido por procrastinação é comumente verificado quando estamos perdidos em definir essas tarefas prioritárias, começamos algo e não terminamos... aí o sentimento de culpa, insegurança, estresse pode aumentar. No âmbito acadêmico, a não realização da tarefa ou o atraso na entrega pode prejudicar seu desempenho. Incluir estas tarefas numa listagem e depois organizá-las em um quadro de horários ajudará na visualização do que há por fazer. Caso vá frequentar alguma ADNP, é importante que reserve os horários do dia estabelecidos pelo professor, para acompanhar as atividades de forma síncrona e reserve outros horários para a revisão dos conteúdos. Essa será uma prioridade sua. Um exercício interessante é começar a diferenciar atividades importantes e atividades urgentes/prioritárias. Pode ser que considere importante verificar sua rede social, mas será que é prioridade naquele horário de estudo? Cada estudante deverá definir seu ritmo de estudos e escolha de quais ADNPs irá cursar. Poderá reservar horários para estudo de disciplinas em que você estava matriculado e não foram ofertadas ou você optou por não cursar no momento. Exemplo:
|
*Estudo de disciplinas que não foram ofertadas por ADNP
Outras atividades poderão ter horários mais flexíveis e são igualmente importantes para a sua saúde física e mental, tais como: atividades físicas, horários para alimentações mais saudáveis + água, leituras, assistir filmes, pinturas, descanso, meditação, tocar um instrumento, cantar... Cuidado para não exigir demais de você neste período, calma!
Poderá definir metas semanais ou mensais. Exemplo: semana 1- resolver toda a lista de exercício da disciplina X
Organize seu ambiente de estudo para evitar interrupções (cada toque de celular irá te distrair e terá que voltar ao ponto em que estava focado). Caso você consiga um local mais reservado por alguns momentos, sua concentração irá aumentar. Tente resistir aos distratores (redes sociais, dispositivos eletrônicos, conversas...) que na maioria das vezes, são mais atrativos do que as tarefas acadêmicas e dão uma satisfação mais imediata.
Existem ferramentas e aplicativos que podem ser bem úteis para auxiliar sua organização: agendas, planilhas, lousa, cartazes, post it, bloco de notas, listas.
Observe em quais horários do seu dia você tem um rendimento melhor (manhã/noite) e distribua as atividades que exigirão maior esforço ou concentração. Esse é um dos passos de automonitoramento, além de perceber seu nível de interesse pela tarefa, suas expectativas de resultado, seus sentimentos: sente-se capaz?
Ainda nessa parte do planejamento, terá que definir quais estratégias você irá utilizar para dar conta das metas que estabeleceu. Caso as escolhas não forem as melhores, poderá revisar seu planejamento e realizar adaptações.
Caso tenha mais dúvidas entre em contato, aceito sugestões de novos temas para conversas.
Karen H.G. Bariccatti
Pedagoga-UTFPR-câmpus Toledo
Contato: karenhg@utfpr.edu.br
Watss:45-999171123