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Registro Acadêmico - Período Letivo 2024/1

publicado 14/07/2020 11h30, última modificação 07/12/2023 19h36

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Você foi convocado para efetuar sua matrícula na UTFPR ?

Parabéns!! Seja bem-vindo!

Vamos explicar o que você deve fazer doravante, para efetivar seu Registro Acadêmico e posteriormente a sua matrícula nas disciplinas do curso.

Quadro de Links Rápidos:

 

Edital vigente

MATRÍCULA

(Upload de Documentos e Resultados)

Documentos & Declarações GERAL
Edital 53/2023-PROGRAD - Transferência e Aproveitamento de Curso
Plataforma de Matrícula

Declarações  (Modelos) 

Cronograma
Edital 52/2023-PROGRAD - Reopção de Curso
Plataforma de Matrícula Declarações  (Modelos)  Cronograma
 

 INSCRIÇÕES AQUI!

Para sanar dúvidas, fazer sugestões e/ou reclamações, favor usar o endereço de e-mail com o título, conforme for seu caso: Transferência 2024/1 ou Reopção de Curso 2024/1 ou Aproveitamento de Curso 2024/1. 

 


 

ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ENVIADOS POR E-MAIL.

 

Primeiro, leia todas as instruções de matrícula a seguir e depois, com o número do seu CPF e de sua inscrição em mãos, clique no link da Plataforma de Matrícula, no quadro de links rápidos acima, para participar da Etapa 1.

 

O processo de Registro Acadêmico na UTFPR compreende 2 (duas) Etapas (ver cronograma no quadro acima), ambas obrigatórias para TODOS os candidatos selecionados, independente do número de chamadas do Processo Seletivo. As etapas são:

  • ETAPA 1: Consiste em realizar upload de toda documentação (Item 10 do edital);
  • ETAPA 2: Consiste na Autenticação Administrativa dos documentos enviados na ETAPA 1 (Item 11 do edital).

 ETAPA 1: 

O envio da documentação de matrícula, ETAPA 1, será realizada exclusivamente pela internet usando a Plataforma de Matrícula (ver quadro de links rápidos acima).

Fases:

  1. Envio da Documentação - remotamente
  2. Análise da Documentação pelas comissões
  3. Resultado Final da Etapa 1

 

DOCUMENTAÇÃO PARA REGISTRO ACADÊMICO

1 Para solicitantes que são alunos da UTFPR (Reopção de Curso):

O Candidato, solicitante de reopção de curso, deverá responder ao questionário, fazer upload da Declaração de Aceite de Mudança de Curso preenchida, assinada e escaneada (em arquivo pdf) e enviar exclusivamente no período  divulgado juntamente à publicação do resultado.

O modelo da declaração de aceite poderá ser encontrado no endereço:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/transferencia/anexos-e-declaracoes

Para fazer o upload da declaração de aceite, o candidato deverá acessar o portal da UTFPR pelo link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/transferencia/ e clicar no botão Matrícula e depois em Plataforma de Matrícula.

 

2 Para solicitantes que não são alunos da UTFPR ou são egressos de cursos de graduação (Transferência ou Aproveitamento de Curso):

2.1 Do envio remoto da documentação

O candidato de Transferência ou de Aproveitamento de Curso selecionado, deverá responder ao questionário e fazer upload de toda a documentação solicitada abaixo em arquivos pdf, exclusivamente no período divulgado juntamente à publicação do resultado.

Para fazer o upload da documentação, o candidato deverá acessar o portal da UTFPR pelo link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/transferencia/ e clicar no botão Matrícula.

Documentação:

a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Técnico de Nível Médio, 2o Grau, Magistério ou Educação de Jovens e Adultos), expedidos por Instituição de Ensino reconhecida por órgão oficial competente.

b) Histórico Escolar completo do Ensino Médio, ou equivalente (Técnico de Nível Médio, 2o Grau, Magistério ou Educação de Jovens e Adultos), com os anexos quando houver, expedidos por Instituição de Ensino reconhecida por órgão oficial competente.

c) Histórico Escolar completo do curso de origem (graduação) expedido por Instituição de Ensino Superior do Brasil.

d) Diploma ou Certificado de Conclusão do curso de graduação, constando a data da colação de grau. Somente para candidatos egressos de curso de graduação.

e) Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto.

f) Comprovação da inscrição no CPF – O candidato deverá apresentar comprovante da inscrição no CPF a partir do Portal da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na Internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br. Esta comprovação é dispensável caso o CPF conste em documento oficial de identificação entregue neste ato.

g) Declaração assinada pelo candidato de que não ocupa vaga em Instituição Pública de Ensino (declaração modelo 1 publicada no portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/sisu).

h) documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para o candidato do sexo masculino maior de 18 anos.

i) Para os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente no exterior, exceto Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia, deverão, também, fazer upload do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil.

j) Para candidatos estrangeiros, fazer upload do Registro Nacional Migratório - RNM (antigo RNE) e do Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil.

k) Ementas das disciplinas já cursadas com aprovação, autenticadas pela Instituição de Ensino Superior emitente, constantes no Histórico Escolar do curso em que está matriculado (cursando ou com matrícula trancada) ou do curso que é egresso.

l) O candidato de Transferência deverá entregar ao DERAC do campus o comprovante de cancelamento de sua matrícula, ou transferência por meio do Histórico Escolar ou de Declaração da instituição de origem, até o primeiro dia de aula na UTFPR.

 

OBSERVAÇÕES:

Observação 1: O candidato selecionado que não apresentar toda a documentação exigida e não cumprir os prazos estabelecidos neste Edital perderá o direito à vaga.

Observação 2:  O aluno de transferência, cotista na instituição de origem, que desejar manter a sua condição de cotista na UTFPR, deverá comprovar pela apresentação do Histórico Escolar, a comprovação de ter cursado com êxito todas as séries do Ensino Médio em Escolas públicas, mesmo não sendo um critério de classificação.

Observação 3:  Após a análise de equivalência entre as disciplinas do curso de origem e do curso desejado, o candidato selecionado será alocado, conforme Regulamento da Organização Didático Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTFPR, em um período do curso desejado, não sendo necessariamente o mesmo do curso de origem.

Observação 4:  Nos cursos em implantação, em que as disciplinas dos períodos mais adiantados ainda não são ofertadas, o candidato selecionado terá que aguardar a oferta destas para efetuar a sua matrícula. Entende-se por curso em implantação aquele que ainda não oferta todas as disciplinas da Matriz Curricular.

Observação 5:  O Candidato poderá verificar as ementas das disciplinas do curso desejado na UTFPR para confrontar com as ementas do curso em que se encontra matriculado ou com matrícula trancada no site: http://www.utfpr.edu.br/cursos/graduacao#b_start=0, clicando no curso/campus desejado,  em Site do curso, em Matriz e Docentes e no código da disciplina. 

 

ETAPA 2:

1. Esta etapa consiste na Autenticação Administrativa dos documentos enviados remotamente na Etapa de Registro Acadêmico. Entende-se por Autenticação Administrativa a verificação da autenticidade do documento enviado em pdf com o documento original apresentado.

1.1. Na Autenticação Administrativa, para efeito de documentos originais, não serão aceitas fotocópias simples (não autenticadas), fotocópias de fotocópias autenticadas e nem fotocópias de documentos digitalizados.

2. O candidato fica ciente de que, no caso de ser constatada qualquer divergência entre a documentação enviada remotamente e a documentação apresentada neste ato, fará com que o mesmo perca o direito à vaga, podendo ainda, responder por falsidade ideológica.

3. O candidato classificado ou seu representante, sem necessidade de procuração, deverá apresentar no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) do campus que o candidato se inscreveu, para a devida Autenticação Administrativa, todos os documentos originais correspondentes aos que foram enviados no formato pdf.

4. As datas, horários e locais para apresentação da documentação desta etapa serão publicadas no site da UTFPR, no endereço: portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/transferência, em CRONOGRAMA e no portal do aluno.

5. O candidato que não realizar esta etapa, com a devida apresentação de todos os documentos originais na UTFPR, perderá o direito à vaga.

6. O candidato que, por motivo de força maior, perder a vaga pelo não cumprimento desta etapa, poderá entrar com recurso, devidamente fundamentado, com a indicação dos pontos a serem examinados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, após o último dia da etapa. O recurso será analisado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do campus. Entende-se por força maior uma razão de ordem superior, que justifica o descumprimento da obrigação ou da responsabilidade, existindo quando uma determinada ação gera consequências ou efeitos imprevisíveis, impossíveis de evitar ou impedir.

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