Riscos e Dificuldades
Dentre as dificuldades que antevemos no PE UTFPR Idiomas é a carência de professores para ministrarem aulas de línguas nos idiomas contemplados neste projeto em todos os campi. Não é possível garantir a disponibilidade de professores ou instrutores em todas as cidades onde a UTFPR possui campi.
Um outro obstáculo que pode surgir é a adequação dos horários de disponibilidade de salas de aula para atender a demanda de aulas do UTFPR Idiomas, esta situação será negociada pelo Coordenador Pedagógico Local.
Semelhante à questão da disponibilidade de salas de aulas, trata-se da disponibilidade de equipamentos para ministrar as aulas. O UTFPR Idiomas utilizará dos mesmos equipamentos que já são utilizados nos campi, isto é, além da sala de aula propriamente dita e carteiras para os alunos, equipamento multimídia (projetor e tela), computador, áudio falantes, para mencionar os mais comuns. Ademais, conforme descrito neste projeto, pagas as despesas, parte do saldo do recurso arrecadado será destinado a aquisição e manutenção de equipamentos que viabilizem o curso.
Uma outra demanda diz respeito ao material didático a ser utilizado nos cursos ofertados. A compra do material didático é de responsabilidade do aluno. A compra do material didático do professor é de responsabilidade do PE UTFPR Idiomas. Cabe ao Coordenador Pedagógico Local escolher o material didático a ser adotado, conforme os objetivos do curso, em comum acordo com seu Suplente, com o Conselho Departamental, ou estrutura equivalente do Centro ou Departamento Acadêmico de Línguas e, em não havendo esta instância no campus, com o Coordenador Geral do UTFPR Idiomas. De acordo com o descrito nesta proposta, parte do recurso arrecadado deve ser destinado a aquisição e manutenção de equipamentos que viabilizem o curso, dentre eles, o material didático.
Por fim, caberá aos Coordenadores Pedagógicos Locais, e seus suplentes, e ao Coordenador Geral do UTFPR Idiomas pensar em ações preventivas para minimizar a evasão dos cursos, enquanto acolhem as especificidades de cada campus na implementação deste projeto.