Orientações Administrativas
Quais os procedimentos necessários para a abertura de um curso?
- Abertura de Cursos
- Relatório Final
Quais as atribuições?
- Coordenação de Curso de Especialização
- Secretaria de Curso de Especialização
- Professores de Curso de Especialização
Quais os procedimentos necessários para a abertura de um Curso de Especialização?
Processo de Aprovação de Projeto Pedagógico de Curso de Especialização
Sugerimos a seguinte sequência de procedimentos para a abertura de Cursos de Especialização:
1. Elaboração do projeto pedagógico do curso, conforme o modelo disponibilizado aqui. atendendo o disposto no Art. 4º. do Regulamento de Organização Didático Pedagógica dos Cursos de Lato Sensu da UTFPR
2. Entrega do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) à DIRPPG para encaminhamento à análise pelo COPPG.
3. Após a publicação da Resolução de Aprovação do Curso pelo COPPG, solicitar autorização de abertura de turma do curso formalmente (SEI) à DIRPPG anexando a documentação solicitada pela Diretoria ( planilhas, declarações,...)
4. Anexar o Edital de Abertura para a DIRPPG. Para o Edital, utilizar o modelo, disponibilizado aqui.
6. Após autorização da DIRPPG, publica-se o Edital de Abertura e dá-se início às atividades de inscrição, seleção e matrícula dos alunos, conforme as datas definidas no próprio Edital.
Quais os procedimentos necessários para finalização de uma turma de Curso de Especialização?
Relatório Final de Curso
1. Após a conclusão da turma do Curso, após a data final de avaliação dos Trabalhos de Conclusão, elaborar e entregar o relatório final do curso à DIRPPG, disponibilizado aqui. Importante: O prazo para entrega do Relatório Final não poderá exceder o prazo total para execução do curso, que é de 30 meses.
Quais as atribuições?
Atribuições da Coordenação de Curso de Especialização
Cabem à coordenação do curso, além daquelas previstas nas normas internas da UTFPR, as seguintes competências:
i. Coordenar as atividades didático-pedagógicas do curso;
ii. Responsabilizar-se pela gestão e acompanhamento das atividades administrativas necessárias à realização do curso, respeitando as competências estabelecidas no regimento da UTFPR e seus campus;
iii. Elaborar o relatório final e encaminhá-lo à DIRPPG, em até 90 (noventa) dias após a data de conclusão do curso, prevista no cronograma de execução.
Atribuições da secretaria de curso de especialização
As turmas do curso poderão contar com uma secretaria, desde que indicado no PPC, que será exercida por servidor(a) pertencente ao quadro efetivo de servidores técnico-administrativos da UTFPR e atuará no assessoramento administrativo da coordenação.
O servidor ou servidora que ocupar a função de secretaria, cadastrado(a) no banco de servidores técnico-administrativos capacitados para a função, será indicado(a) pela coordenação do curso e deverá respeitar as disposições do presente regulamento e demais normas internas da UTFPR.
Atribuições dos professores de curso de especialização
São atribuições dos professores do curso:
a) Ministrar as aulas das disciplinas e respectivas cargas horárias para as quais foi designado.
b) Avaliar os alunos e lançar as respectivas notas e frequências no sistema acadêmico, conforme prazos definidos pela Coordenação.
c) Orientar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do(s) aluno(as) para o(s) qual(is) foi designado como orientador.