Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 21-27/10 - Congresso de Ciência e Tecnologia

21-27/10 - Congresso de Ciência e Tecnologia

publicado 11/10/2019 12h11, última modificação 14/10/2019 08h54
Dois Vizinhos
21/10/2019 11h00 até 27/10/2019 12h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
iCal

O V Congresso de Ciência e Tecnologia (CCT) é bianual e gratuito, que visa agregar conhecimento técnico-científico aos estudantes da instituição, visitantes e a comunidade externa.

Juntamente ao evento, acontecerão o IV Simpósio da Agricultura Familiar, a II Mostra Científica da Pós-Graduação e a EXPOUT. Serão realizadas ações nas modalidades de: Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação, Seminários, Ciclo de Palestras, Mostra de vídeos curtos, Oficinas e Universidade de Portas Abertas.

Entre as ações prevendo a bioeconomia e sustentabilidade, serão desenvolvidos, no câmpus, destacam-se as palestras “Ciência e Tecnologia no Brasil: Uma visão da atualidade” e “Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação na Agricultura de Precisão”.  No dia 22, ocorrerá o Seminário “Produção e viabilidade de Biomassa energética de eucalipto nas regiões oeste e sudoeste do Paraná”, do projeto Bioeste Florestas da Embrapa Florestas (Colombo-PR). As inscrições para esse seminário deverão ser feitas mediante preenchimento de formulário.

Os trabalhos científicos da II Mostra Científica da Pós-Graduação serão apresentados no dia 21 e a Sessão de pôster e as apresentações orais do V CCT serão realizadas no dia 22. Também serão oferecidas atividades a céu aberto como a Oficina de Construção e Lançamento de Mini Foguetes (Câmpus Francisco Beltrão) e a exposição de protótipos automobilísticos de alta eficiência energética intitulada Pato a Jato (Câmpus Pato Branco).

Além disso, serão apresentadas atividades culturais e de democratização/popularização da Ciência chamada de “Uma dose de ciência”. Esta útima atividade, ocorrerá no dia 22 de outubro a partir das 19h no Officina Bar, no centro de Dois Vizinhos. Serão ministradas palestras curtas, onde cientistas voluntários falarão sobre temas como resistência a antibióticos e poluição dos rios de forma a promover discussões sobre os temas. O evento é para o público geral, não necessitando de nenhum conhecimento científico prévio.

O V Simpósio de Agricultura Familiar, associado com ao Programa de Educação Tutorial Agricultura Familiar (PET-AF) e Grupo de Pesquisa e Melhoramento Genético em Apicultura  irá oferecer  um ciclo de palestras a produtores rurais das cidades de Verê e Itapejara D’Oeste no dia 23 de outubro. O Coletivo Feminista Bertha Lutz (com a oficina “Mulheres que inspiram” ) e o grupo ‘Code and Ladies’ formado por discentes de docentes do curso de Engenharia de Software, irão promover atividades em escolas de ensino fundamental e médio que visem promover reflexões acerca do papel social e produtivo das mulheres na ciência com intuito de estimular meninas e mulheres a atuar nas carreiras científicas, especialmente, nas ciências exatas, engenharia e computação.

O V CCT também prevê uma mostra de vídeos com relatos de docentes e pesquisadoras jovens e seniores dentro da temática “Mulheres na Ciência”. Os vídeos já estão disponíveis no Canal do V CCT.

No dia 24 de outubro, será ministrada a Oficina “ORGANOTEC: Gerenciando os resíduos orgânicos de forma sustentável", no SESI de Dois Vizinhos.

O V CCT ainda contará com mais uma edição da EXPOUT, uma ação na modalidade Portas Abertas, que ocorre na UTFPR desde 2006. A ideia é receber a comunidade externa, aproximando alunos do ensino médio aos cursos ofertados e a estrutura da instituição.

Para saber mais acesse o Site e o Facebook do evento ou no perfil do instagram @cct_utfprdv
Para dúvidas, entre em contato: dirppg-dv@utfpr.edu.br

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O CCT se caracteriza como um evento nacional, que foi aprovado em Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), dentro do tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.