II Workshop de Computação Social
- https://antigo.utfpr.edu.br/eventos/ii-workshop-de-computacao-social
- II Workshop de Computação Social
- 2017-12-13T14:00:00-02:00
- 2017-12-13T17:30:00-02:00
- espaço para apresentação e discussão de estudos, completos ou em andamento, na área de computação social e urbana.
- Quando
-
13/12/2017 de 14h00 até 17h30(America/Sao_Paulo / UTC-200)
- Onde
- sala B-204 (palestra) e no pátio central (exposição de pôsteres) da sede central do Câmpus Curitiba
- Site
- Visite o site do evento
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
A computação social é uma área da Ciência da Computação que se preocupa com a interseção do comportamento social e sistemas computacionais, visando à compreensão das características dos sistemas sociais on-line atuais, incluindo as oportunidades e desafios gerados por essa área emergente. É uma área interdisciplinar que conecta sistemas de informação e métodos diversos de análises de dados para propor soluções eficientes para problemas enfrentados por usuários no mundo online e/ou offline. Objetivo do workshop: O objetivo deste workshop é proporcionar um espaço para apresentação e discussão de estudos, completos ou em andamento, na área de computação social e urbana. O workshop visa estimular a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas, por exemplo Administração, Arquitetura, Economia, Design, Geografia e Sociologia e Ciência da Computação, interessados em resolver problemas multidisciplinares a partir de computação aplicada. Tópicos de interesse (lista não exaustiva): Agenda: Palestrante: Pedro O. S. Vaz de Melo is a professor at DCC-UFMG. He got his Ph.D. at Federal University of Minas Gerais (UFMG) with a one year period as a visiting researcher in Carnegie Mellon University and a five months period as a visiting researcher at INRIA Lyon. His research interest is mostly focused on knowledge discovery and data mining in complex and distributed systems. O crescente avanço dos sistemas de informação permite que cada vez mais dados sejam gerados e armazenados. A Internet, por exemplo, possui bilhões de dispositivos computacionais, em que cada um deles é responsável por gerar, armazenar e transmitir uma quantidade incontável de dados. Isso ocorre porque praticamente todas as atividades realizadas por seres humanos hoje são registradas em algum banco de dados. O conhecimento de como processar esse banco de dados de valor inestimável e em evolução pode levar, consequentemente, a uma melhor compreensão dos interesses e da dinâmica de cada entidade em um determinado sistema, comunidade ou na sociedade. Assim, nesta palestra serão descritos métodos computacionais que fazem usos de dados públicos a fim de descobrir conhecimento em sistemas políticos e no futebol. Mostro que esses métodos são capazes de desvendar características e padrões surpreendentes, a um custo menor e a uma velocidade maior que os métodos tradicionais. Valor: O evento é gratuito e aberto a todos os interessados (vagas limitadas). É necessário confirmar presença aqui. Premiação Nesta edição teremos premiação para os melhores trabalhos. Os três melhores trabalhos serão escolhidos com base no texto enviado e na apresentação do pôster. Todos os melhores trabalhos receberão um certificado e um brinde especial. Datas importantes: Submissão de artigos: até dia 27/11. Notificação de aceitação: até dia 07/12. Realização do workshop: dia 13/12 de 14:00 às 17:30. Local: O workshop será realizado na