Você está aqui: Página Inicial > Eventos > II Workshop de Computação Social

de 14h00 até 17h30
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
sala B-204 (palestra) e no pátio central (exposição de pôsteres) da sede central do Câmpus Curitiba
Visite o site do evento
iCal

A computação social é uma área da Ciência da Computação que se preocupa com a interseção do comportamento social e sistemas computacionais, visando à compreensão das características dos sistemas sociais on-line atuais, incluindo as oportunidades e desafios gerados por essa área emergente. É uma área interdisciplinar que conecta sistemas de informação e métodos diversos de análises de dados para propor soluções eficientes para problemas enfrentados por usuários no mundo online e/ou offline.

Objetivo do workshop:

O objetivo deste workshop é proporcionar um espaço para apresentação e discussão de estudos, completos ou em andamento, na área de computação social e urbana. O workshop visa estimular a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas, por exemplo Administração, Arquitetura, Economia, Design, Geografia e Sociologia e Ciência da Computação, interessados em resolver problemas multidisciplinares a partir de computação aplicada.

Tópicos de interesse (lista não exaustiva):

• Análise e Mineração de Dados
  • Computação Urbana
  • Crowdsourcing
  • Gerenciamento de Dados Heterogêneos
  • Interação Humano-Computador em Sistemas Sociais on-Line
  • Inteligência Coletiva
  • Melhoria da Qualidade de Vida na Cidade Utilizando Serviços Móveis e Big Data
  • Mobilidade Humana
  • Planejamento Urbano Usando Big Data
  • Recuperação de Informação
  • Redes Sociais / Redes Complexas
  • Serviços Baseados em Localização
  • Sistemas de Recomendação
  • Smart Cities
  • Visualização de Dados Sociais e Urbanos
  • Web 2.0

Agenda:

• 13/12 - das 14:00 às 14:20 - Café de recepção (sala B-204)
  • 13/12 - das 14:20 às 15:20 - Palestra com pesquisador convidado
  • 13/12 - das 15:30 às 17:30 - Apresentação dos pôsteres (pátio central)
  • 13/12 - 17:30 - Encerramento e premiação dos melhores trabalhos

Palestrante:

Pedro O. S. Vaz de Melo is a professor at DCC-UFMG. He got his Ph.D. at Federal University of Minas Gerais (UFMG) with a one year period as a visiting researcher in Carnegie Mellon University and a five months period as a visiting researcher at INRIA Lyon. His research interest is mostly focused on knowledge discovery and data mining in complex and distributed systems.

• Título da palestra: Futebol e política não se discute, se analisa!

O crescente avanço dos sistemas de informação permite que cada vez mais dados sejam gerados e armazenados. A Internet, por exemplo, possui bilhões de dispositivos computacionais, em que cada um deles é responsável por gerar, armazenar e transmitir uma quantidade incontável de dados. Isso ocorre porque praticamente todas as atividades realizadas por seres humanos hoje são registradas em algum banco de dados. O conhecimento de como processar esse banco de dados de valor inestimável e em evolução pode levar, consequentemente, a uma melhor compreensão dos interesses e da dinâmica de cada entidade em um determinado sistema, comunidade ou na sociedade. Assim, nesta palestra serão descritos métodos computacionais que fazem usos de dados públicos a fim de descobrir conhecimento em sistemas políticos e no futebol. Mostro que esses métodos são capazes de desvendar características e padrões surpreendentes, a um custo menor e a uma velocidade maior que os métodos tradicionais.

Valor:

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados (vagas limitadas). É necessário confirmar presença aqui.

Premiação

Nesta edição teremos premiação para os melhores trabalhos. Os três melhores trabalhos serão escolhidos com base no texto enviado e na apresentação do pôster. Todos os melhores trabalhos receberão um certificado e um brinde especial.

Datas importantes:

Submissão de artigos: até dia 27/11.

Notificação de aceitação: até dia 07/12.

Realização do workshop: dia 13/12 de 14:00 às 17:30.

Local: O workshop será realizado na