Incubadora de Inovações da UTFPR
Início |
O processo de incubação nas Incubadoras da UTFPR visa desenvolver nos empreendedores uma maturidade para que eles possam crescer de forma sustentável e por consequência gerar negócios rentáveis e de impacto no ambiente em que estão inseridos. Este processo divide-se em Pré-incubação, Incubação e Pós-incubação (Mercado), sendo representado na figura abaixo:
A etapa Pré-incubação é o processo onde se verifica, testa e valida uma ideia de negócio ou a solução proposta. Esse processo pode durar até no máximo 24 meses. Existindo a demanda/interesse pela solução e maturidade da equipe para abertura de um empreendimento, o projeto recebe o selo de graduação para iniciar, ainda dentro das etapas de passagem, o processo de incubação. Existe regulamentação própria para esta etapa (Normas para funcionamento do Hotel Tecnológico – Resolução nº 02/16 – COEMP).
Todas as etapas da seleção devem estar claras nos editais de seleção e chamada pública disponibilizados em área de divulgação da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC), no portal da universidade.
Para participar da fase de pré-incubação necessita-se:
•Apresentar uma ideia inovadora, podendo ser em produto/serviço, processo, organizacional ou marketing;
• Apresentar pelo menos um integrante da equipe com vínculo institucional com a UTFPR (estudante de graduação ou egresso ou servidor da UTFPR);
• Ter um orientador do projeto (servidor da UTFPR);
• Elaborar um modelo de negócios; e
• Ser aprovado em banca de avaliação externa, conforme editais de seleção e chamadas públicas, que são abertos conforme a disponibilidade de espaço em cada campus.
A etapa de Incubação é o processo onde se apoia, qualifica e monitora, por meio de qualificações, consultorias, assessorias, mentorias, eventos, acesso a mercados e investidores os empreendimentos com potencial inovador de base tecnológica. Esse processo pode durar até no máximo 60 meses. Existe regulamentação própria para esta etapa (Normas para funcionamento da Incubadora de Inovações – Resolução nº 01/17 – COEMP).
Para participar na fase de incubação existem duas alternativas: ser graduado no processo de pré-incubação da UTFPR ou:
• Possuir CNPJ até a assinatura do contrato de incubação;
• Ser um empreendimento de base tecnológica, atentando para inovação em produto/serviço, processo, organizacional ou marketing;
• Ter um plano de negócios;
• Possuir todos os documentos constitutivos e alvarás para funcionamento; e
• Ser aprovado em banca de avaliação externa, conforme editais de seleção e chamadas públicas, que são abertos conforme a disponibilidade de espaço em cada campus.
A etapa de Pós-incubação é o processo de aceleração dos empreendimentos onde o graduado do processo de incubação torna-se associado onde se apoia, qualifica e monitora, por meio de qualificações, consultorias, assessorias, mentorias, eventos, acesso a mercados e investidores os empreendimentos com potencial inovador de base tecnológica. Esse processo também possui duração de até 60 meses.
A Rede de Incubadoras UTFPR tem sede nos 13 campi da universidade, sendo que cada uma tem sua página com as informações sobre os editais de seleção para ingresso de novos empreendimentos e dados sobre as empresas incubadas.
Rede de Incubadoras UTFPR
Ações