Notícias
Conheça a Cacto Comunicação
EMPRESA JÚNIOR
A Comunicação do campus Curitiba publica semanalmente uma série de reportagens mostrando as Empresas Juniores (EJs) da UTFPR-CT. A segunda EJ apresentada é a Cacto Comunicação, vinculada ao curso de Comunicação Organizacional (COMORG).
Fundada em 25 de agosto de 2017, a Cacto é uma empresa júnior de comunicação, o que significa que é uma organização sem fins lucrativos, gerida e administrada por alunos da graduação em Comunicação Organizacional da UTFPR-CT, embora com a supervisão de um professor, e vinculada ao Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC).
A Cacto oferece soluções integradas de comunicação e marketing para organizações institucionais e empresariais, com foco em micro e pequenas empresas. Rúbia Tumler, presidente da EJ, explica que COMORG é um curso que se volta à análise da comunicação interna e externa das empresas, "a gente aprende a ver o mundo pela visão do empresário e a empresa pela visão do cliente", explica.
A carta de serviços abrange os seguintes: assessoria ou gestão de redes sociais, marketing de conteúdo, organização de eventos, plano de comunicação, pesquisa de clima e diagnóstico organizacional, produção de textos e assessoria 360 (um conjunto de serviços que cobre várias atividades de comunicação).
Estrutura e histórico
A estrutura da Cacto está dividida segundo as seguintes áreas de atuação: presidência, setor administrativo/financeiro, setor de gestão de pessoas, setor de marketing e o setor de projetos. Além disso, a Cacto se estrutura em comitês, dos quais os maiores são o acadêmico e o de diversidade. "O comitê de diversidade é muito importante para a Cacto. A gente acredita que a nossa universidade é muito diversa e a gente tem que abranger todos os públicos que estão nela, independentemente de quem seja", conta Rúbia.
Atualmente, a Cacto ocupa uma sala na sede Ecoville do campus Curitiba, mas a presidente informa que estão trabalhando para transferi-la para a sede Centro, “tendo em vista que o curso de COMORG fica nesta sede”, explica a presidente.
Reconhecida dentro do meio da Federação das Empresas Juniores do Estado do PR (FEJEPAR), a EJ participou de eventos da área da comunicação: Exposição de Pesquisa Experimental de Comunicação (EXPOCOM) no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) 2018, ganhando na modalidade de Relações Públicas de agência júnior; e reconhecimento no evento Transcender de 2019, da FEJEPAR, na categoria de EJ de alto crescimento.
Entre os clientes e trabalhos da Cacto, que vão desde outras EJs até externos, Rúbia elenca os que considera mais peculiares:
- divulgação do evento International Space Apps Challenge, em 2018, para a NASA (a Cacto fez merchandising, e-mail institucional e artes para a divulgação);
- mídias sociais da Ecoenergy, empresa do ramo de energia renovável. A Cacto fazia toda parte de divulgação através de redes sociais, publicidade on-line e desenvolvimento de marca;
- em 2021, a Cacto fez assessoria de imprensa, planejamento de marketing e vídeo de Abel Azevedo, candidato à direção-geral do campus Ponta Grossa - que ganhou a eleição. "Foi muito legal porque trouxe muito conhecimento pra EJ", lembra Rúbia nesse exemplo de marketing eleitoral em que a EJ atuou.
"O profissional de COMORG é a ponte entre todas as áreas da Comunicação, é o futuro da área, e o pessoal que se forma na UTFPR-CT tem praticamente emprego garantido. A participação na EJ é uma forma de aprender, praticar e direcionar sua carreira dentro desse mercado - e qualquer um pode fazer parte", finaliza Rúbia.
Serviço
Clique aqui para acessar o Instagram da Cacto Comunicação
Clique aqui para acessar o formulário de interesse em contratar os serviços da Cacto
Saiba mais
Série de reportagens apresenta empresas juniores do campus
Econsultoria: sustentabilidade e vivência de graduandos
UTFPR é a universidade paranaense com maior número de empresas juniores