Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudantes apresentam projetos de empreendedorismo

Estudantes apresentam projetos de empreendedorismo

ENSINO

Engenharia Elétrica e de Controle e Automação proporciona aprendizado em criação de negócios
publicado: 30/06/2023 10h43 última modificação: 30/06/2023 10h43
Além da equipe Pecus, na foto, mais duas vão para a Incubadora de Inovações da UTFPR Curitiba (Foto: Walter Bach).

Na última quarta-feira, 28 de junho, foi o encerramento da oficina de empreendedorismo Garage, ofertada aos alunos de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação, fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O Garage foi ministrado ao longo de oito semanas e oferece aos alunos uma oportunidade de aprendizado na criação de novos negócios.

No evento de encerramento, os estudantes apresentaram os projetos desenvolvidos. Conforme o professor Roberto Candido, do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT), esse aprendizado mostra aos alunos como os projetos desenvolvidos na UTFPR podem se transformar em negócios. As propostas passaram por uma banca que avalia a aplicação prática, considerando público-alvo, acessibilidade, entre outros fatores.

Além disso, dos 19 projetos apresentados, três vão ser associados à Incubadora de Inovações da UTFPR Curitiba (IUT-CT). O professor Candido ressalta que a experiência no Garage pode facilitar a participação futura dos estudantes em Hackathons, processos seletivos semelhantes ao da IUT-CT.

Um dos projetos apresentados

O Pecus é um dos projetos desenvolvidos durante o Garage que vai para a incubadora. O aluno Luiz Filipe Gonçalves Pereira, do primeiro período de Engenharia Elétrica, explica que a intenção é coletar dados de animais de fazenda por meio de uma coleira.

"A coleira vai ter vários sensores, como acelerômetro, ultrassom e medidor de temperatura corporal. Esses dados vão ser transferidos para um computador". A partir dessa coleta, se pretende avaliar a influência dos dados na qualidade da carne a ser obtida, por exemplo.

Os alunos usam conhecimentos de diferentes matérias para elaborar e aplicar a coleira. Como esclarece Luiz, um dos dispositivos foi uma recomendação de um dos professores da graduação. Para o estudante, "o Garage fornece um networking para conversar com os professores, como os da banca, que vêm de diferentes áreas e podem analisar a ideia montada em sala".

Estudantes participam de oficina de empreendedorismo

IUT-CT participa de encontro da rede de ambientes de inovação

Incubadora de Inovações está com inscrições abertas