Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Conselho Editorial institui em política diretrizes para edição de obras

Conselho Editorial institui em política diretrizes para edição de obras

EDUTFPR

Política Editorial da UTFPR foi apresentada no Conselho Universitário no dia 11 de fevereiro
publicado: 18/02/2022 19h26 última modificação: 31/10/2022 09h22
Política Editorial da EDUTFPR foi elaborada pelo Conselho Editorial e apresentada no Couni (Foto: Freepik)

A Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (EDUTFPR) publicou este mês a sua Política Editorial. O documento foi elaborado e aprovado pelo Conselho Editorial da EDUTFPR e apresentado no Conselho Universitário (Couni) na última reunião do órgão, realizada no dia 11 de fevereiro.

Para a coordenadora-geral da EDUTFPR, Eunice Liu, que também preside o Conselho Editorial, este foi um passo essencial na consolidação da editora. “A política editorial é de suma importância para estabelecer princípios norteadores de obras que a EDUTFPR edita, como uma editora universitária de caráter público, assim como linhas editoriais, processos, financiamento, direitos e licenças”, afirma.

A Política Editorial define as linhas editoriais e diretrizes para edição, coedição, divulgação e comercialização de obras, prioritariamente originais, das diversas áreas do saber, científicas, artísticas ou literárias, de relevância acadêmica ou crítica, da comunidade interna e externa. O documento aprovado tem 14 artigos, que tratam das disposições gerais e dos objetivos do documento, da política de publicação, do Conselho Editorial, fluxo editorial e processo avaliativo, do financiamento das publicações, dos direitos e das licenças.

De acordo com a política, as obras publicadas pela EDUTFPR devem aderir a uma das seguintes linhas editoriais: técnico-científica, didático-pedagógica, artístico-cultural, clássica e histórico-comemorativa. O documento está disponível na íntegra na página da editora no Portal da UTFPR.

Como publicar

A EDUTFPR mantém uma chamada permanente e recebe em fluxo contínuo propostas para publicação. Para ter suas obras avaliadas por pareceristas e pelo Conselho Editorial, os autores interessados devem enviar suas informações e os originais finais pelo formulário de submissão de publicação. Mais informações sobre como publicar pela EDUTFPR estão disponíveis na página da editora.

Além disso, interessados em publicar clássicos ou organizar obras e coleções podem entrar em contato com a EDUTFPR pelo e-mail editora@utfpr.edu.br. Já para adquirir as obras editadas pela EDUTFPR, é preciso acessar o e-commerce da editora.

Saiba mais acessando os links da EDUTFPR.