Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Publicado edital para Transferência e Aproveitamento de curso

Publicado edital para Transferência e Aproveitamento de curso

2023/2

Processo é voltado para estudantes de outras instituições e já graduados
publicado: 23/05/2023 15h50 última modificação: 23/05/2023 16h01
Confira o edital para saber mais (Foto: Freepik)

A UTFPR publicou o edital para os processos de troca de curso: Transferência, para estudantes externos com matrícula regular ou trancada em instituições de ensino superior; e Aproveitamento, para quem já se formou e busca uma 2ª graduação.

As inscrições são feitas de 24 de maio a 14 de junho na página do processo seletivo, com o envio da documentação digitalizada em formato PDF, em alta resolução (300 dpi).

Em ambos os casos, são exigidos: o histórico escolar do Ensino Médio, o histórico acadêmico de origem e ementa das disciplinas já realizadas. Ainda, para Transferência, é preciso ter o comprovante de matrícula atualizado e autenticado pela instituição emitente. Já, para Aproveitamento, é preciso apresentar o diploma ou o certificado de conclusão. Vale checar o edital para ver quais dados devem constar nestes documentos.

A prioridade é para aqueles que querem escolher o curso de igual denominação ou da mesma área da graduação de origem. A classificação é feita em duas etapas classificatórias e eliminatórias. Na primeira, no da 19 de junho, é de acordo com a ordem decrescente da média ponderada a partir das notas do Enem 2021, 2020, 2019, 2018, 2017 ou o rendimento escolar do Histórico. Na segunda, no dia 30 de junho, os candidatos que seguem para a segunda fase passam pela análise documental, com a possibilidade de recurso entre 3 e 4 de julho.

A classificação preliminar vai ser publicada no dia 11 de julho. Os selecionados vão ter dos dias 12 a 14 do mesmo mês para enviar a documentação para matrícula, devendo aguardar o status no dia 19. Cabe recurso entre os dias 20 e 21, com a divulgação do resultado no dia 25.

Interessou? Então, confira as regras no edital, lembrando de consultar as vagas disponíveis no Anexo I.

Processo para estudantes da UTFPR
Outro edital que também disponível que possibilita a mudança para o segundo semestre de 2023 é o de Reopção de curso. Neste seletivo, são disponibilizadas vagas para alunos da UTFPR, matriculados ou em trancamento, que queiram cursar uma outra graduação na Universidade. Confira o edital.