Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Confira os principais destaques da UTFPR

Confira os principais destaques da UTFPR

Sisu 2022.1

Conheça mais sobre a nossa Universidade e vem estudar com a gente
publicado: 16/02/2022 10h43 última modificação: 31/10/2022 10h14
Comece na UTFPR sua carreira profissional (Foto: Freepik editada por Decom)

As inscrições gratuitas para o Sisu na UTFPR estão abertas até 18 de fevereiro, com a nota do Enem 2021. São 4.392 vagas em 110 cursos de graduação, ofertados sem a cobrança de mensalidades. Se tiver dúvidas de como funciona, confira o passo a passo para concorrer gratuitamente.

Em 2022, vão ser ofertados três modalidades de ensino: remoto, híbrido e presencial. As aulas deste semestre começam no dia 3 de março.

Interessou? Então conheça alguns índices de destaque e vem fazer parte da única tecnológica do Brasil.

🎓 Qualidade de Ensino

A UTFPR tem mais cursos do estado com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2019, que avalia os cursos superiores de instituições públicas e privadas de ensino superior do país.
Em 2021, teve 68 cursos que se destacaram no Guia da Faculdade 2021, índice criado pelo veículo O Estado de São Paulo e pelo site Quero Bolsa.

💡 Inovação

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) indicou a UTFPR entre as maiores depositantes de patente no Brasil, em 2019. A universidade está em 1º lugar nacional em programas de computador, com 101 registros de softwares. Também está em 1º no Paraná e em 11º no Brasil na modalidade de patentes de invenção, com 35 depósitos.

📊 Empreendedorismo

A UTFPR ficou com a 10ª colocação no Ranking das Universidades Mais Empreendedoras, da Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Além disso, obteve a primeira colocação da região Sul e ficou com a 9ª posição do indicativo de boas práticas de inovação.

🔎 Pesquisa

No top 50 de instituições mais geradoras de conhecimento, a UTFPR está na 34ª posição nacional em publicações científicas. O dado foi apontado pelo levantamento da Clarivate Analytics realizado entre 2014 e 2018.

🌲 Sustentabilidade

A UTFPR recebeu o Selo Sesi de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2020 e em 2021 pelas ações dos campi Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Guarapuava, Londrina, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

💬 Extensão

Todo ano, a UTFPR amplia os programas de extensão, de cunho social e ambiental, para transmitir conhecimento para a comunidade. Atualmente, são beneficiadas mais de 2 milhões de pessoas.

Fique por dentro das novidades nos canais oficiais da UTFPR:
- Página Estude na UTFPR
- Página Sisu na UTFPR