Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Cinco motivos para se tornar um monitor do Programa de Monitoria da UTFPR

Cinco motivos para se tornar um monitor do Programa de Monitoria da UTFPR

Apoio à graduação

Há muito mais benefícios em participar do Programa além da bolsa
publicado: 21/07/2023 18h13 última modificação: 21/07/2023 18h13
Diferenciação do currículo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais são algumas das vantagens em ser monitor (Foto: Freepik)

Agora que você já sabe como funciona o Programa de Monitoria da UTFPR, vamos falar sobre as vantagens em se tornar um monitor. Listamos aqui cinco benefícios em fazer parte desta iniciativa. Confira!

1) Oportunidade de aprender mais

O programa de monitoria é uma via de mão dupla. Ao procurar por atendimento, o estudante tem a oportunidade de esclarecer dúvidas de conteúdos e exercícios com o monitor da disciplina. Por sua vez, o monitor é motivado a manter uma rotina de estudos para dar conta das demandas e tem a possibilidade de se aproximar das práticas da docência.

2) Diferenciação do currículo

A monitoria acadêmica, além de contribuir para a formação, é um diferencial no currículo. Para aqueles que buscam seguir no mercado de trabalho, a experiência com a monitoria pode demonstrar o domínio de um assunto em particular. Já para quem possui interesse na carreira acadêmica, a monitoria revela um contato prévio com atividades de pesquisa e ensino, o que pode ser significativo em processos seletivos de mestrado e doutorado.

3) Interação com os professores e colegas de curso

Ao participar do programa, o estudante-monitor tem a chance de interagir mais com docentes e colegas de graduação. Essas trocas, além de propiciarem a criação de novas redes de relacionamentos, podem contribuir na formação de parcerias no âmbito acadêmico, a partir da descoberta de interesses em comum de estudos, tanto com colegas como com professores.

4) Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Como mencionado, em complemento aos benefícios à aprendizagem, o programa realiza-se na interação de estudantes-monitores, docentes e colegas. Desse modo, é proporcionado aos estudantes o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais relacionadas à comunicação, à maneira de lidar com a alteridade e com as suas próprias emoções.

5) Recebimento de bolsa

Além de todos os benefícios já mencionados, se o monitor for bolsista, ele também receberá uma bolsa mensal para desenvolver as suas atividades. O valor atual é de R$ 700,00.

E então? Já está querendo saber quando haverá o próximo edital para se inscrever? Fique de olho, pois será em breve, no início do próximo semestre letivo!