Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > UTFPR em Ação

UTFPR em Ação

Especial UTFPR

As aulas de natação no Campus Ponta Grossa foram retomadas no primeiro semestre de 2023 e atendem a comunidade interna e externa.
publicado: 13/09/2023 16h30 última modificação: 13/09/2023 17h00
Universidade investe em tecnologia para garantir água aquecida na piscina do campus.

Com água da piscina aquecida, após a instalação de bombas de calor, as aulas de natação no Campus Ponta Grossa, puderam ser retomadas já no primeiro semestre de 2023. A atividade é conduzida pelo Centro de Atividades Físicas (CAFIS), através do projeto UTFPR em Ação. O projeto que atende estudantes e servidores, também é aberto para a comunidade externa.

Segundo o professor Jose Alves De Faria Filho, responsável pelo CAFIS, atualmente, estão sendo ofertadas 19 aulas de natação por semana, com 178 alunos matriculados. Desse total, 35% são acadêmicos ou egressos, 15% são servidores ou dependentes e 50% são membros da comunidade externa.

Ainda no segundo semestre, 68 novas vagas serão disponibilizadas com a abertura de dois novos horários e remanejamento de algumas vagas remanescentes. O responsável pelo CAFIS destaca ainda alguns benefícios ofertados. Ele conta que nove alunos são contemplados com o pagamento de meia-taxa de manutenção, através do desconto para idosos e outros 13, o que corresponde a 5% das vagas, tem a isenção da taxa de manutenção por participarem do programa de auxílio permanência da UTFPR.

Faria Filho, destaca também a realização de acordos de cooperação técnica e convênios firmados através do Projeto UTFPR EM AÇÃO 2023, com empresas e entidades.  Ele explica que essas parceiras auxiliam no provimento, ofertando diversas forma de contra-partida, de serviços qualificados para as atividades desenvolvidas pelo projeto, como a cessão de professores, estagiários e técnicos de manutenção.

Para saber mais sobre as aulas de natação basta entrar em com o CAFIS pelo telefone (42) 3235-7071 ou (42) 3235-7114. Os interessados também podem se inscrever no grupo de whatsapp, para participar do grupo clique aqui.

Conheça os parceiros do projeto UTFPR em Ação:

Atléticas da UTFPR, Java e XV de Outubro

- Disponibilização de espaço, mediante demanda, para treinamentos;

Universidade Estadual de Ponta Grossa

- Parceria com o projeto de extensão ESPORTES DE AVENTURA UEPG, coordenado pela professora Dra. Danilla Icassati Corazza, atendendo aproximadamente 40 pessoas com aulas regulares de natação e atividades esporticas ao ar livre mensalmente;

- Aulas da disciplina de natação dos cursos de graduação Educação Física da UEPG enquanto a piscina da universidade parceira passa por reformas;

2° Grupamento de Bombeiros do 1° Comando Regional Bombeiro Militar

-  Utilizam a piscina da UTFPR para treinamento de natação, mergulho e técnicas de salvamento aquático;

Marcelo de F. Machado LTDA

-  A empresa, gerida por Marcelo Machado, realiza atividades de natação com integrantes do grupo Conquista, que visa introduzir e fomentar o esporte de corrida e natação aos membros da comunidade, de maneira gratuita;

Associação Atlética de Direito UEPG

-  Regularmente, uma vez por semana, realiza treinamento de seus atletas;