Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Bolsas > Bolsas CNPq > Programa de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas

Programa de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas

publicado 05/05/2020 15h55, última modificação 06/05/2020 14h15

Informações gerais

O programa de apoio à formação de doutores em áreas estratégicas busca o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio do intercâmbio e cooperação entre Programas de Pós-Graduação stricto sensu consolidados e não consolidados, de Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) para a formação de recursos humanos na pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas com a concessão de bolsas de doutorado no país.

Objetivos

I – Contribuir para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio de projetos institucionais de cooperação entre Programas de Pós-Graduação consolidados e em consolidação, e da mobilidade discente e docente;

II  – Fomentar a formação de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica;

III – Estimular a constituição e/ou fortalecimento de redes de pesquisa.

Modalidades

Bolsas de doutorado - bolsas de doutorado no País, concedidas para estudantes de doutorado regularmente matriculados em programa de pós‐graduação Stricto Sensu na instituição de origem do projeto, incluindo mensalidades e taxa de bancada de acordo com a normativa referente à modalidade, a RN-017/2006.

Bolsas de Apoio Técnico – Nível Superior (AT-NS) – concedidas para as Instituições de Destino no(s) PPG(s) que irá(ão) acolher os alunos em mobilidade, vindo das Instituições de Origem. Essas bolsas deverão seguir a norma referente à modalidade, a RN-017/2006.

Valores e duração

• Doutorado: R$ 2.200,00 (48 meses)
  • Bolsas de Apoio Técnico -  Nível Superior: R$ 550,00 (12 meses)

Documentos 2019