Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Bolsas > PIC
conteúdo

Programa de Iniciação Científica

publicado 15/02/2018 07h42, última modificação 29/06/2023 16h00

Bolsistas Documentos | Editais | Resolução CNPq | SICITE 

 

Iniciação científicaO Programa de Iniciação Científica (PIC) serve como incentivo para se iniciar em pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento. O programa é apoiado pelo CNPq, Fundação Araucária e UTFPR com a concessão de bolsas (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).  Os alunos de graduação também podem participar do PIC como voluntários.

Os projetos de pesquisa nos quais os estudantes participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado. A participação nestes projetos fornece um retorno aos bolsistas na sua formação despertando vocação científica e incentivando na preparação para ingressar na pós-graduação stricto sensu.

A vigência de uma bolsa é de 12 meses. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) serve como incentivo para se iniciar em pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento.

 

Objetivos do Programa

- Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação. Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
- Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.
- Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
- Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica tecnológica e artística-cultural.
- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

 

 

Tipos de bolsa

Inclusão SocialO programa oferece bolsas para estudantes universitários que ingressaram na UTFPR pelo sistema de cotas institucionais para alunos oriundos de escola pública. As bolsas são divididas em 50% para Pesquisa e 50% para Extensão. O objetivo é estimular a inclusão dos mesmos em atividades nessas duas áreas, direcionadas a temas de interesse social.

 

PIBICÉ uma forma de incentivo para iniciação em pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica  - PIBIC é apoiado pelo CNPq, Fundação Araucária e UTFPR com a concessão de bolsas e está aberto para a participação voluntária de alunos de graduação. Os projetos de pesquisa nos quais os estudantes participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado. A experiência desperta a vocação científica e incentiva a preparação para ingressar na pós-graduação stricto sensu. A vigência de uma bolsa é de 12 meses. 

 

PIBITIO PIBITI proporciona ao bolsista, orientado por um pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica. Também estimula o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.