Você está aqui: Página Inicial > Servidores > Área do Servidor > SEI > Facilitadores > Orientações para Facilitadores do SEI-UTFPR (Grupo de Suporte ao Usuário - GSU)
conteúdo

Orientações para Facilitadores do SEI-UTFPR (Grupo de Suporte ao Usuário - GSU)

publicado 20/07/2020 14h47, última modificação 07/06/2023 13h50
A função de Facilitador SEI-UTFPR é muito importante, pois é o Facilitador quem faz o contato inicial com os usuários quando estes possuem alguma dúvida, seja sobre o uso da ferramenta ou sobre os processos relacionados à sua área.

Entre as atribuições de um Facilitador SEI-UTFPR estão:

  • Prestar o primeiro contato de suporte para os usuários do SEI em seu Campus/Área para dirimir dúvidas sobre o uso da ferramenta.
  • Abrir, quando necessário, chamado para o EPROC sobre demanda relacionada à concessão / retirada de acesso de usuários de unidades do SEI.
  • Orientar e divulgar, para os setores em que atua, as recomendações de uso / processos encaminhadas pelo Comitê Gestor do SEI.
  • Sugerir melhoria em processos, base de conhecimento e formulários.
  • Indicar a substituição de Facilitador ao EPROC, por meio do processo SEI 23064.008228/2018-36.
  • Realizar o cadastro de usuários externos ao SEI, seguindo o contido na base de conhecimento do tipo de processo "Geral: Cadastro de Usuário Externo no SEI".

 

Consulte orientações para:

Abertura de Chamados (SAU)

Atenção!
- Não encaminhar por e-mail a mesma solicitação enviada pelo SAU;
- Não utilizar o e-mail para abertura de chamados.
- Não encaminhar as portarias em PDF. Nesses casos, encaminhar o link público do Boletim de Serviço Eletrônico (BSE).

 

Cadastro de Usuários Externos (acesse o manual)

Atenção!

- Seguir o contido na base de conhecimento do tipo de processo "Geral: Cadastro de Usuário Externo no SEI".

 

Solicitação de Concessão/Alteração/Exclusão de acessos às unidades do SEI:

- Quando o acesso envolver remanejamento (troca de setor) do servidor: Para este tipo de solicitação, conforme orientação da DIRGEP, a COGERH deverá encaminhar ao EPROC o processo no SEI de remanejamento para a alteração de acesso às unidades do SEI. Nesse caso, a lotação do servidor precisa estar correta no sistema SIAPE, pois o SEI utiliza essas informações para o cadastro dos servidores.

- Quando o acesso envolver servidor que esteja em exercício provisório, descentralização de carreira ou colaboração técnica na UTFPR: Abrir chamado informando nome completo, matrícula SIAPE, cargo e setor em que está lotado para que  seja cadastrado manualmente. Nesses casos, o cargo não está disponível no SIAPE e por esta razão deve ser cadastrado manualmente pelo EPROC para que o servidor tenha acesso ao SEI.

- Para as demais solicitações de inclusão/alteração/exclusão de acesso: Abrir chamado informando  o nome do servidor e a unidade do SEI que deverá acessar / excluir o acesso. 

 

Consulte os perfis de acesso que estão disponíveis no SEI.

 

Dúvidas Gerais:

Estão disponibilizadas no Portal do SEI da UTFPR algumas informações sobre a utilização e funcionalidades do SEI. No entanto, essas informações não são exaustivas. Para mais informações, é possível realizar pesquisa sobre o SEI em sites na internet, pois é comum outros órgãos que também utilizam o SEI compartilharem informações.

Todo Facilitador do SEI-UTFPR participa da lista de discussão "gsu-sei@listas.utfpr.edu.br" e do chat institucional (Facilitadores-SEI - UTFPR - Zulip). As mensagens desses canais são encaminhadas também ao Comitê Gestor do SEI. O canal do chat institucional pode ser utilizado pelos Facilitadores para compartilhar boas práticas, tirar dúvidas e auxiliar nos procedimentos que devem ser adotados em relação ao uso do SEI-UTFPR. Nesse caso, não há a necessidade de abertura de chamado.

 

Veja também:

- Portal do SEI-UTFPR

- Dicas e Boas Práticas para uso do SEI-UTFPR

- Guia Rápido do SEI

- Orientações sobre Publicações Eletrônicas

- Substituição de Facilitador SEI-UTFPR

- Facilitadores SEI-UTFPR