Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Participe do Sisu e concorra a mais de 4 mil vagas

Participe do Sisu e concorra a mais de 4 mil vagas

Inscreva-se com a nota do Enem 2022 até 24 de fevereiro
publicado: 16/02/2023 09h17 última modificação: 16/02/2023 09h30
Todas as opções de graduação não cobram mensalidades ou taxas (Foto: Freepik editado por Decom)

Use a sua nota do Enem 2022 e faça sua inscrição gratuita no Sisu até 24 de fevereiro! Assim, você já vai estar concorrendo a uma das 4.444 vagas em um dos 112 cursos de graduação da UTFPR.

Acesse o site do Sisu e entre com o  “Login único” na plataforma “Gov.br”. Se não tiver cadastro, é só se registrar com CPF e senha.

É possível pesquisar as vagas disponíveis por cidade, instituição ou graduação. Depois de selecionar o curso, veja se vai se candidatar por ampla concorrência ou por cotas, que são voltadas para estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Aí, é bom acompanhar a ‘classificação parcial’ a cada dia para ver quais são suas chances de estudar com a gente. Caso ache necessário, dá para alterar suas escolhas, durante o prazo de inscrição. Quando tiver certeza, é só clicar em ‘confirmar minha inscrição’.

No dia 28 de fevereiro, acesse o site do Sisu novamente para conferir a convocação da 1ª chamada. Os aprovados devem preparar a documentação para a Etapa 1 de Matrícula online. Quem não conseguir passar em nenhuma das opções vai poder se inscrever para a Lista de Espera e continuar a concorrer na 2ª chamada.

Para saber mais, acesse o edital do Sisu-UTFPR.

📆 Confira o cronograma da 1ª chamada - 2023/1

Até 24/02 – Inscrições gratuitas no Sisu, com Enem 2022
28/02 – Publicação dos convocados da 1ª chamada para matrícula
28/02 a 08/03 – Inscrições na Lista de Espera
02 a 08/03 – Matrículas online - Etapa 1
09/03 – Análise de documentos
10 a 12/03 – Período para resolução de pendências
13/03 - Classificação preliminar - Etapa 1
14 a 15/03 – Período de recurso em caso de contestação
16/03 – Resultado - Etapa 1
17 e 18/03 – Confirmação de matrícula - Etapa 2
20/03 – Início das aulas

📑 Complementação da Lista de Espera - 2023/1

Além da Lista de Espera do Sisu, a UTFPR também vai classificar os candidatos para a convocação da 2ª chamada pelo processo de Complementação da Lista, que utiliza as notas do Enem de 2018 a 2022 ou o histórico escolar do Ensino Médio. Para verificar os cursos que podem ter vagas disponíveis, basta acessar o edital. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 10 de março, na página do seletivo.

Também confira outras possibilidades de ingresso da Universidade. Uma delas, desta vez para ingresso no 2º semestre deste ano, é o vestibular 2023/2. O edital deve ser publicado até o final de fevereiro. As inscrições estão previstas para ocorrer entre 27 de março e 9 de maio, com provas no dia 04 de junho.

💬 Saiba mais

Acompanhe mais informações sobre o processo:
- Página Estude na UTFPR
- Página Sisu na UTFPR