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Normas de funcionamento

publicado 04/10/2022 20h44, última modificação 30/03/2023 17h22

Apresentação | Administração | Equipamentos |
Agendamentos e envio de amostras |EditaisContato e localização | Outras informações

 

Normas

Os equipamentos do AgriLab serão disponibilizados conforme a perfil do demandante, comunidade interna ou externa, observando-se as regras abaixo:

  1. A utilização dos equipamentos do AgriLab será facultada às atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas aos Departamentos Acadêmicos, Programas de Pós-Graduação stricto sensu, Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, convênios da UTFPR-MD com outras instituições e demandas da comunidade externa;

  2. A viabilidade técnica da utilização de cada equipamento será avaliada por ao menos um membro da equipe técnica ou, quando pertinente, pelo Comitê Gestor do AgriLab;

  3. Os projetos de pesquisa da UTFPR-MD serão prioritários em relação aos projetos de outras instituições, assim como na prestação de serviços;

  4. Os projetos de pesquisa que utilizarem quaisquer materiais de origem animal ou humana deverão ter as devidas aprovações prévias do Comitê de Ética em Pesquisa da UTFPR ou de outra instituição, desde que reconhecido legalmente;

  5. Os materiais e reagentes básicos doados serão armazenados no próprio AgriLab, para serem utilizados para manter o funcionamento mínimo e manutenção dos equipamentos, e podendo caso sejam requisitados pelos pesquisadores da UTFPR, serem utilizados em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, exclusivamente no AgriLab.

  6. O agendamento para uso dos equipamentos será feito exclusivamente por e-mail (agrilab-md@utfpr.edu.br) e os agendamentos serão atualizados diariamente no site do AgriLab.

  7. A prioridade de utilização dos equipamentos seguirá a seguinte ordem decrescente: Projetos vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, Ensino, Iniciação Científica, Extensão e Especialização;

  8. A prestação de serviços que envolvem suprimento/insumos dependerá da disponibilidade no laboratório, contudo será de responsabilidade de cada pesquisador a compra de insumos e consumíveis e bem como contribuir para a manutenção dos equipamentos e estrutura do AgriLab.

 

Horário de funcionamento:

 - Das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30.

 

Operação dos equipamentos:

Os equipamentos são operados pela equipe técnica do AgriLab. Em caso de indisponibilidade da equipe técnica para operar o equipamento desejado, o próprio usuário poderá operar a partir de uma autorização emitida pelo comitê gestor e devido treinamento de uso.

Fornecimento de resultados:

 Os resultados das análises são enviados para o usuário de forma eletrônica. Quando se tratar de amostras, o usuário deverá retirar no ambiente físico do AgriLab.

 

Citações em trabalhos decorrentes da utilização da estrutura do LabMult:

Os usuários deverão fazer a menção de agradecimento ao AgriLab em trabalhos decorrentes das análises nele realizadas e comprometem-se a enviar uma cópia da publicação para o e-mail  agrilab-md@utfpr.edu.br.

O agradecimento é facultativo no caso de serviços remunerados.

 

Perfis de Usuários e Custos:

  - Comunidade interna: não há custo para utilização dos equipamentos do AgriLab. Os insumos e materiais necessários para realização das análises podem ser utilizados conforme a disponibilidade do laboratório. Caso não esteja disponível em estoque, deve ser provido pelo usuário.

 - Comunidade externa: os custos e formatos de utilização serão definidos pelo comitê gestor do AgriLab.