PROCEDIMENTOS PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE NO PPGEE-CP e PPGAEE-CP
A partir de 01/10/2020 os procedimentos para agendamento de defesa de Qualificação e Dissertação de mestrado devem ser realizados diretamente no sistema acadêmico, conforme TUTORIAL disponibilizado pela PROPPG da UTFPR.
Complementarmente abaixo estão descritas sucintamente as etapas necessárias:
Etapas Pré-Defesa
1 - Enviar para a secretaria do programa, o requerimento de defesa/qualificação (com antecedência de no mínimo 30 dias da data da banca), para que seja feito o cadastro dos membros externos da banca no sistema acadêmico e para que a solicitação de marcação de defesa/qualificação seja encaminhada para o Colegiado do programa, para aprovação.
• Requerimento de qualificação (MESTRADO)
• Requerimento de qualificação (DOUTORADO)
• Requerimento de defesa (MESTRADO)
• Requerimento de defesa (DOUTORADO)
OBS: é de extrema importância que sejam preenchidos todos os dados dos membros externos das bancas, para que o cadastro no sistema acadêmico seja realizado corretamente.
2 - Aluno(a) – Preencher o Formulário de Defesa disponível no portal do aluno. (vide tutorial)
3 - Orientador(a) - Aprovar Formulário de Defesa preenchido pelo aluno. (vide tutorial)
4 - Membro Externo(a) - Assinatura Termo de Responsabilidade. (vide tutorial)
5 - Coordenador(a) - Confirmar a defesa. (vide tutorial)
Dia da Banca
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Orientador(a) – Confirma dados da banca, edita a composição da banca, gera documentos e disponibiliza para assinatura dos membros (Participantes internos, externos e discente). (vide tutorial)
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Aluno(a) – Assina os documentos disponibilizados. (vide tutorial)
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Membros – Assinam os documentos disponibilizados. (vide tutorial)
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Coordenador(a) – Assina Certificado de Participação disponibilizado. (vide tutorial)
Etapas Pós-Defesa
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Aluno(a) – Correção da dissertação no prazo estipulado pela banca.
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Aluno(a) – Preenchimento e inclusão da folha de rosto (Folha-de-rosto_M_D.doc), neste documento há um espaço disponível para a inclusão da licença de publicação regulamentada pelo programa, conforme resolução específica.
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Juntamente com a folha de rosto, o aluno deve incluir na versão final da dissertação, a "Folha de Aprovação de Dissertação", que será encaminhada pela secretaria do programa.
Obs: A instrução normativa 10/2020 da PROPPG, regulamenta alguns aspectos do arquivo que deve ser carregado no sistema acadêmico (https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1840028&id_orgao_publicacao=0 )
Destaca-se entre eles:
2. Formatos de arquivos:
Os arquivos textuais de Dissertação ou Tese devem ser entregues exclusivamente em formato PDF/A.
3. Codificação do arquivo:
a. A versão final do trabalho deve ser codificada por até 4 palavras significativas do seu título, redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais.
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Aluno(a) – Após inclusão da "Folha de Rosto" e "Folha de Aprovação de Dissertação" na versão final, encaminhar para o orientador(a) que deverá analisar se todas as solicitações dos membros da banca foram atendidas, bem como efetivar o upload da versão final em PDF/A no Sistemas Coorporativos UTFPR conforme disponível em Procedimento para entrega de versão final_Stricto Sensu, e uma cópia para a secretaria do Programa.
Obs: Após o upload e envio da versão final efetiva pelo orientador(a) a coordenação irá encaminhar o arquivo para o DEBIB-CP, que fará a homologação e inclusão do mesmo na RIUT.
Abaixo o tutorial encontra-se divido por participante:
• ALUNO
• NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS (página da biblioteca)
Eventuais dúvidas do procedimento descrito acima, enviar e-mail para o endereço jessicamendes@utfpr.edu.br ou ppgee-cp@utfpr.edu.br.